Índice

Laojia Yilu

Esta é a primeira de duas formas antigas de mãos livres do Taijiquan da família Chen. No vídeo, o Grão-Mestre Chen Xiaowang demonstra a forma completa. Esta demonstração deve ser tomada como padrão pelos praticantes.

Continuar lendo

Tradição

Chenjiagou está pasando por transformações importantes, mas uma tradição permanece firme e não dá sinais de desgaste. Até hoje é possível testemunhar a dedicação inquebrantável dos descendentes de Chen Wangting em atingir os níveis mais altos do Tai Chi Chuan.

Continuar lendo

Acupuntura na China

Todo encontro com o mestre é um recomeço: aprende-se de novo a mover o corpo, de uma maneira nova e diferente da anterior, aprende-se novamente a mesma sequência de movimentos, mas usando o corpo de maneira renovada.

Continuar lendo

Comer dormir treinar

Quando se tem pouco a fazer além de treinar, a mente naturalmente se concentra na prática, e se acalma. Isto permite que o corpo relaxe mais e aprenda melhor. Comer-dormir-treinar descreve uma situação que favorece a dedicação e a meditação.

Continuar lendo

Hospitalidade

Os chineses, quando hospedam alguém, são extremamente hospitaleiros. Se você perguntar seo chá da região é bom, no dia seguinte alguém vai te dar uma caixinha de chá de presente. Se você disser que gosta de algum prato, na próxima refeição o prato estará na mesa.

Continuar lendo

à Portas Fechadas

Treinar na casa do mestre, na China. Há dez anos que vim aqui para treinar pela primeira vez. Mesmo já tendo estado em Chenjiagou outra vez para um seminário com Chen Xiaowang, a sensação de voltar à casa de Chen Yingjun na China é a de um raio caindo no mesmo lugar pela segunda vez.

Continuar lendo

Por que ir à China?

Quem pratica e ama o Tai Chi Chuan precisa, ainda que uma vez, vir ao berço da sua arte para sentir a energia do lugar, para ver e treinar na escola dos descendentes dos Chen, para beber direto da fonte.

Continuar lendo

Chansigong (1º tipo, uma mão)

Chansigong significa Exercício de Desenrolar a Seda, uma referência ao ato de desenrolar o fio de seda do casulo do bicho-da-seda. Este conjunto de exercícios adestra o corpo do praticante a mover-se em espiral, mantendo a estrutura corporal adquirida no Zhanzhuang.

Continuar lendo

Como praticar Tai Chi Chuan sozinho

É necessário praticar sozinho para progredir no Tai Chi Chuan. O aluno deve repetir mentalmente as instruções que recebe no início de toda aula, e seguí-las. Assim, ele construirá uma referência pessoal, que comparará com a instrução na próxima aula.

Continuar lendo

Arte e caminho

A internalização dos valores de dedicação, disciplina, força de caráter, honestidade, lealdade, e serviço só é alcançada pela prática diária do gongfu.

Continuar lendo

A prática revelada

Confiança é, para mim, o componente mais importante do que faz da prática, Prática. Conforme eu me harmonizo e intencionalmente nutro meu desejo humano de crescer e melhorar, conecto-me muito intimamente com um mundo maior que está fazendo exatamente o mesmo.

Continuar lendo

Jan Silberstorff

Jan Silberstorff nasceu em 1967 em Hamburgo, e começou a praticar artes marciais com 15 anos de idade, começando por um sistema externo de kungfu. Após alguns anos de prática, tomou conhecimento da existência de estilos internos, e interessou-se por Taijiquan (tai chi chuan). Com 22 anos decidiu viajar para a China para dedicar-se a… Continuar lendo

Huashan

Após visitarmos o mosteiro de Shaolin, seguimos para Luoyang, onde tomamos o trem para Huashan. A cidade existe praticamente só por causa do Templo de Yu Quan, e da famosa cadeia de montanhas onde sábios Taoístas se refugiavam para viver em reclusão e meditação.

Continuar lendo

Longmen e Shaolin

Grutas de Longmen, com imagens de Buddha de 2cm a 17m de altura. Mosteiro de Shaolin, pátios e pavilhões internos, e o chão afundado pelos monges guerreiros de Shaolin.

Continuar lendo

Chenjiagou

Chenjiagou é o berço do Tai Chi Chuan, e durante nossa visita participamos do seminário com o Grão-Mestre Chen Xiaowang na escola de Tai Chi Chuan de Chenjiagou. Visitamos o museu do Tai Chi Chuan, o local da batalha com os Taiping, e o cemitério da família Chen.

Continuar lendo

Meditação e o seu Cérebro

A prática de meditação regular leva a aumento da massa cinzenta. As alterações ocorrem em áreas do cérebro associadas a aprendizado, processos de memória, regulação emocional, auto-referência e tomada de perspectiva.

Continuar lendo

Ensinando Taijiquan para Yogues

Os alunos levam o aprendizado muito à sério, mas de um modo natural, pois estão genuinamente interessados no que eu tenho a lhes dizer e mostrar. Parecem desejar uma transformação real nos seus corpos, que é exatamente o objetivo do Tai Chi Chuan.

Continuar lendo

Didática, Método e Princípios

É essencial para o sucesso da prática do Tai Chi Chuan que o aluno consiga diferenciar o resultado que ele quer atingir dos meios utilizados para isto. O professor vale-se de três recursos: explicar verbalmente, demonstrar, e deve colocar as mãos no corpo do aluno e guiá-lo para que ele sinta.

Continuar lendo

O que aprender num seminário de Tai Chi Chuan?

Só é possível transformar o seu corpo e mudar a forma como ele se move através do contato direto com um mestre. As formas são importantes, mas elas não são o fim, elas são o meio pelo qual se ensina o Tai Chi Chuan. Você deve participar se souber a forma, e também se não souber a forma ensinada no seminário.

Continuar lendo

Guia de leitura

Este é um guia de leitura para o taijiquan.pro. O site contém muitos artigos que foram sendo escritos conforme a inspiração foi surgindo, sem que uma ordem didática fosse seguida – mas seguindo este guia você poderá ler numa sequência lógica que facilitará sua compreensão.

Taijiquan da Família Chen

O Grão-Mestre Chen Xiaowang lançou em 2009 seu último livro, ricamente ilustrado, mostrando o Tai Chi Chuan da família Chen. O livro tem 334 páginas e é impresso em papel de alta qualidade, pesando mais de 2 quilos.

Continuar lendo

DVDs Didáticos de Tai Chi Chuan

O Grão-Mestre Chen Xiaowang produziu uma série de vídeos didáticos especialmente concebidos para servirem de apoio ao aprendizado do Tai Chi Chuan. Estes vídeos são a melhor fonte possível de informações a respeito do Tai Chi Chuan.

Continuar lendo

Saúde e Taijiquan (Tai Chi Chuan)

Existem inúmeras pesquisas científicas demonstrando que o Tai Chi Chuan pode auxiliar no tratamento de várias condições de saúde. Nos EUA, o National Institutes of Health tem uma divisão especializada em financiar e agregar pesquisas na área da Saúde Integrativa, chamada NCCIH.

Continuar lendo

A vantagem mecânica do Taijiquan (Tai Chi Chuan)

O taijiquan (tai chi chuan), se praticado com alguma regularidade, oferece benefícios já investigados experimentalmente como: melhora significativa do equilíbrio, redução da pressão sanguínea em repouso, aumento das células T do sistema imunológico, redução da ansiedade, redução do risco de queda na população idosa, aumento da eficiência respiratória, queda dos índices de hormônios ligados ao… Continuar lendo

Chen Xiaowang

O Grão-Mestre Chen Xiaowang nasceu em Chenjiagou em 1945, e começou a praticar a arte da sua família aos 8 anos de idade com seus tios Chen Zhaopei e Chen Zhaokui.

Continuar lendo

Chen Yingjun

Chen Yingjun é o segundo filho de Chen Xiaowang. Nasceu em Chenjiagou no ano de 1976, e começou a aprender taijiquan com 8 anos de idade. Reside em Sydney, e continua a estudar diligentemente para aprofundar seu conhecimento da arte da sua família.

Continuar lendo

Cânone Ilustrado do Taijiquan da Família Chen

O Chen Shi Taijiquan Tushuo levou 12 anos para ser escrito por Chen Xin, patriarca da 16ª geração da família Chen. Após 10 anos de ter completado o manuscrito, o deu a seu sobrinho com as palavras: “Este é o resultado do meu coração e do meu sangue. Transmita-o à quem o merecer, senão queime-o…. Continuar lendo

Glossário

Pequeno glossário para praticantes de Taijiquan, com os termos transliterados em Wade-Giles e Pinyin. Caracteres em escrita chinesa tradicional e moderna, com links para o Wikitionary.

Continuar lendo

Zhanzhuang: a postura da estaca

O treinamento mais básico disponível no taijiquan é o exercício de ficar parado na postura. Esta postura pode ser qualquer uma das posturas praticadas na laojia, ou pode ser a postura mais simples de todas, a postura da estaca.

Continuar lendo

Um sistema completo

O taijiquan, como arte marcial, é um sitema completo de treinamento. Isto significa que possui um conteúdo auto-suficiente, que inclui um método para gerar força mecânica, treinamentos específicos para aplicação, uma didática sistematizada, uma filosofia e uma teoria próprias.

Continuar lendo

Bem vindo!

Taijiquan.pro: informações detalhadas sobre a prática do taijiquan (tai chi chuan) e qigong (chi kung), aulas, movimentos, posturas, aplicações, aprendizado e benefícios.

Continuar lendo

Plágio

O plágio na internet é um problema tão nefasto quanto o spam. No entanto, o combate é mais difícil devido à menor conscientização a respeito, e à maior facilidade de perpetrar o mal, que requer do farsante apenas a habilidade básica de copiar-e-colar. Plágio é pirataria. Sugerimos como fonte de informações a respeito de plágio… Continuar lendo

T’ai chi ch’uan ou Tàijíquán ?

Um dos sistemas mais bem sucedidos do século XIX foi o Wade-Giles, e é este sistema que grafa tai chi chuan. Em 1979 o governo da República Popular da China adotou como sistema oficial de transliteração o Hanyu Pinyin. No Pinyin escreve-se tàijíquán.

Continuar lendo

Exoneração de responsabilidade

As informações técnicas contidas neste sítio a respeito de práticas corporais não têm a intenção de substituir a orientação adequada de um professor qualificado, e são aqui publicadas apenas para referência.

Continuar lendo

Direitos autorais

Todos os direitos sobre o sítio taijiquan.pro.br são reservados. Nenhuma parte deste sítio pode ser reproduzida em qualquer meio sem o prévio consentimento por escrito do detentor dos direitos.

Continuar lendo

WordPress

Traduções antigas do WordPress Nós começamos a traduzir o WordPress na versão 0.72 e fizemos a nossa última contribuição na versão 2.1.3. Alguns voluntários contribuíram para as versões antigas: Agner do Agner, Luiz Paulo e Neto Cury. Atualmente a tradução é tocada pela Cátia. Como usar o arquivo compilado do painel de administração Veja as… Continuar lendo