Chen Taijiquan Rio de Janeiro


Índice

Integração de todo o corpo no Tai Chi Chuan
Quando um se contrai, todos se contraem. Quando um relaxa, todos relaxam. Chen Yingjun disse-me isto em 2010, durante uma aula. Eu não falo chinês, e quando enunciou o ensinamento, ele o fez na sua língua-mãe, e perguntou-me se eu havia compreendido, mesmo sabendo que eu não a compreendo. O significado tinha ficado evidente por […] Ler mais – ‘Integração de todo o corpo no Tai Chi Chuan.
Portal Vivo
Fui convidado para escrever para o portal Vivo Mais Saudável. Contribuirei como especialista em Acupuntura e Taijiquan (tai chi chuan), escrevendo sobre como aplicar os princípios da milenar cultura chinesa ao cuidado com sua saúde e bem-estar. Você pode ver aqui o meu perfil completo no portal. No primeiro artigo, ofereço uma explicação básica sobre […] Ler mais – ‘Portal Vivo’.
A razão de Ceder no (Tai Chi Chuan)
Ceder é um dos conceitos pior compreendidos na prática do Taijiquan (tai chi chuan). Não é nenhuma surpresa, pois é necessário um nível de habilidade bastante alto para demonstrar o que ceder significa, para além do lugar-comum de simplesmente sair da frente ou recuar. Além de demonstrar o que significa ceder, é preciso compreender o […] Ler mais – ‘A razão de Ceder no (Tai Chi Chuan).
Aplicações dos movimentos do Taijiquan (Tai Chi Chuan)
Existe somente uma aplicação no Taijiquan (tai chi chuan) — tomar completamente o equilíbrio do oponente. Chen Yingjun nunca me ensinou aplicações, desde que fui aceito como seu aluno. Depois de vários anos praticando com ele, eu cheguei a perguntar, “mas como realmente se usa o Taijiquan (tai chi chuan)?”, e esta foi sua resposta. […] Ler mais – ‘Aplicações dos movimentos do Taijiquan (Tai Chi Chuan).
Quando se está mais cansado
O corpo tende a regredir para os hábitos antigos de movimento e de geração de força - entre outros motivos, porque estes hábitos antigos usam grupos musculares que ainda são mais resistentes à fadiga. É somente praticando até que a fadiga se instale que é possível simular um esforço físico igual ao imposto por um adversário muito forte. Ler mais – ‘Quando se está mais cansado’.
Taijiquan (Tai Chi Chuan) no Superbonita
Recentemente, tive o grato prazer de ministrar uma aula de Taijiquan (tai chi chuan) para a Luana Piovani, no seu programa Superbonita, do GNT. O tema daquele episódio foi “Academia Não”, e a proposta era oferecer uma alternativa de atividade física à ginástica de academia. A aula durou uma hora, e no programa foi exibido […] Ler mais – ‘Taijiquan (Tai Chi Chuan) no Superbonita’.
Tradição
Chenjiagou está pasando por transformações importantes. O governo chinês continua investindo pesado, e um parque turístico está sendo construído há alguns anos. Na rua principal, onde ficam a escola de Taijiquan (tai chi chuan) e o templo da família Chen, hoje há um escritório de informações turísticas, onde se pode comprar os ingressos para o […] Ler mais – ‘Tradição’.
Acupuntura na China
Outro dia, um companheiro de treino e eu praticamos bastante tuishou. Depois, como de costume, praticamos individualmente com Chen Yingjun. Este amigo esforçou-se além da conta para mover o mestre, sem sucesso é claro, e acabou com uma contratura atrás da escápula direita, que causava dor dali até o pescoço. Conseguimos algumas agulhas num hospital […] Ler mais – ‘Acupuntura na China’.
Comer dormir treinar
A vida passa devagar no interior. Depois de alguns dias aqui, começa-se a perceber o quanto o nosso ritmo de vida é acelerado, e como a mente demora para aceitar um novo ritmo. Uma prática meditativa como o Taijiquan (tai chi chuan) tem muito a ganhar com uma rotina mais tranquila, aliás com uma rotina […] Ler mais – ‘Comer dormir treinar’.
Hospitalidade
Comida chinesa na China é bem diferente do que os restaurantes no Brasil chamam de comida chinesa. Além disso, a China é um país enorme, e a culinária varia bastante de uma região para outra. Em Henan, a província onde fica Wenxian, o macarrão é o prato mais típico, em detrimento do arroz. Os meus […] Ler mais – ‘Hospitalidade’.
à Portas Fechadas
Treinar na casa do mestre, na China. Há dez anos que vim aqui para treinar pela primeira vez. Mesmo já tendo estado em Chenjiagou outra vez para um seminário com Chen Xiaowang, a sensação de voltar à casa de Chen Yingjun na China é a de um raio caindo no mesmo lugar pela segunda vez. […] Ler mais – ‘à Portas Fechadas’.
Por que ir à China?
Por que ir à China, especialmente agora, se temos mestres de Taijiquan (tai chi chuan) de alto nível vindo regularmente ao Brasil para ministrar seminários? Uma viagem do Brasil à China é longa: para chegar em Pequim, saindo do Rio de Janeiro, leva-se perto de 40 horas, contando o tempo de aeroporto. Depois disso, pernoita-se […] Ler mais – ‘Por que ir à China?’.
Taijiquan (Tai Chi Chuan) no SporTV
Esta foi uma entrevista ao SporTV, sobre como o Taijiquan (tai chi chuan) pode contribuir para a preparação de atletas para competições. Ela foi gravada logo após a Olimpíada de 2012, quando um atleta brasileiro, extremamente bem preparado, cometeu um erro grave que o eliminou da competição em que participava. Atletas de nível olímpico têm […] Ler mais – ‘Taijiquan (Tai Chi Chuan) no SporTV’.
Taijiquan (Tai Chi Chuan) no Alternativa Saúde
Nesta edição do Alternativa Saúde, fiz uma participação ensinando Qigong (Chi Kung) para um rapaz que tinha problemas de insônia. Como o Qigong (Chi Kung) pode ajudar alguém com insônia? Em tudo na natureza, podemos identificar uma aspecto yin e outro yang. Assim também é com o qi, o sopro vital que ciricula pelo corpo, […] Ler mais – ‘Taijiquan (Tai Chi Chuan) no Alternativa Saúde’.
Chansigong (1º tipo, uma mão)
No aprendizado do Taijiquan (tai chi chuan) segundo a didática do Grão-Mestre Chen Xiaowang, é necessário praticar uma série de exercícios básicos. O conjunto destes exercícios chama-se Chansigong. Através da prática do Chansigong, o aluno conquista a compreensão da força espiral, e a compreensão dos movimentos da Forma de Taijiquan (tai chi chuan). Chansigong significa […] Ler mais – ‘Chansigong (1º tipo, uma mão)’.
Coluna reta, ou corpo reto?
A curvatura fisiológica da coluna deve ser respeitada durante a pratica do Taijiquan (Tai Chi Chuan). É errado tentar fazer com que a coluna, ou parte dela, fique reta. Ler mais – ‘Coluna reta, ou corpo reto?’.
Posição do quadril no Taijiquan (Tai Chi Chuan)
A posição do quadril durante a prática do Taijiquan (tai chi chuan) é um dos pontos importantes a serem compreendidos por quem está iniciando seu aprendizado.  Posicionar bem o quadril é algo que demora bastante, mas um bom entendimento do que se está tentando fazer pode poupar muito tempo e esforço. Décadas de incompreensão Até […] Ler mais – ‘Posição do quadril no Taijiquan (Tai Chi Chuan).
Tai Chi Chuan e Estabilidade postural em pacientes com Mal de Parkinson
O New England Journal of Medicine, um dos jornais médicos mais influentes do mundo, publicou na sua edição de 9 de Fevereiro de 2012 uma pesquisa sobre Taijiquan (tai chi chuan) e estabilidade postural em pacientes com Mal de Parkinson. Os pesquisadores conduziram um estudo aleatorizado para determinar se um programa de treinamento de Taijiquan […] Ler mais – ‘Tai Chi Chuan e Estabilidade postural em pacientes com Mal de Parkinson’.
Como praticar Tai Chi Chuan sozinho
Quando alguém começa a praticar Taijiquan (tai chi chuan), é natural que se sinta um pouco perdido. Tomo aqui como premissa que o aluno tenha acesso regular a um professor saiba o que está fazendo – que conheça bem o suficiente a técnica, que já tenha conseguido alguma transformação no seu próprio corpo, e que […] Ler mais – ‘Como praticar Tai Chi Chuan sozinho’.
Não se pode ensinar uma habilidade
“É impossível ensinar a habilidade. Só se pode ensinar o caminho.” Chen Yingjun disse-me isto recentemente, quando conversávamos sobre ensinar Taijiquan (tai chi chuan). É curioso que a concepção do senso comum seja de que vai-se a uma aula para receber conhecimento. Eu acredito esta visão derive da nossa cultura de consumo – seria como […] Ler mais – ‘Não se pode ensinar uma habilidade’.
Arte e caminho
Você pode copiar o comportamento, mas não pode copiar o espírito. Chen Yingjun disse-me, muito anos atrás, que não é possível copiar a habilidade de um mestre de Taijiquan (tai chi chuan), mesmo que se consiga copiar a aparência da forma. O Taijiquan (tai chi chuan) é, além de uma arte marcial e de uma […] Ler mais – ‘Arte e caminho’.
Para obter o Tao, Yin e Yang têm que estar harmonizados
Tuishou, os Oito Trigramas e 64 Hexagramas Yin e Yang brotam do estado sem-forma do Wuji (unidade), e através da sua interação as dez mil coisas são criadas. O desenvolvimento deste fenômeno é ilustrado com mais detalhe nas Quatro Imagens, nos Oito Trigramas e nos 64 Hexagramas. Similaridades a este mito de criação podem ser […] Ler mais – ‘Para obter o Tao, Yin e Yang têm que estar harmonizados’.
Taijiquan (Tai Chi Chuan) melhora parâmetros metabólicos em diabéticos com obesidade
Uma pesquisa elaborada por uma universidade de Taiwan mostrou recentemente que a prática do Taijiquan (tai chi chuan), mesmo simplificada, pode melhorar os parâmetros metabólicos em portadores de diabetes tipo 2 obesos. Os pacientes pesquisados forma distribuídos aleatoriamente em dois grupos que praticaram Taijiquan (tai chi chuan) e exercícios convencionais. O grupo que praticou Taijiquan […] Ler mais – ‘Taijiquan (Tai Chi Chuan) melhora parâmetros metabólicos em diabéticos com obesidade’.
Velocidade da prática do Tai Chi Chuan
“Se você praticar lento demais, o qi pára.” Chen Yingjun disse-me isto em 2002, quando viu-me certa vez praticando de modo excessivamente lento no quintal. As formas do Taijiquan (tai chi chuan) da família Chen, e mesmo o chansigong, podem ser praticadas em várias velocidades. Não existe uma fórmula pronta, mesmo o “lento demais” citado […] Ler mais – ‘Velocidade da prática do Tai Chi Chuan.
Tuishou, forma e habilidade no Tai Chi Chuan
“Os erros que você comete no tuishou são os mesmos erros que você comete na forma. Numa aula particular em outubro de 1999, o Grão-Mestre Chen Xiaowang disse-me isto, quando perguntei-lhe como praticar tuishou. Tuishou significa empurrar com as mãos. Basicamente pode-se praticar de dois modos: seguindo uma coreografia, em que os movimentos dos dois […] Ler mais – ‘Tuishou, forma e habilidade no Tai Chi Chuan.
A prática revelada
O que faz da prática, prática? Intenção. Graça. Humildade. Consistência. Rotina. Perfeição. Imperfeição. Motivação. Repousar da motivação. Atenção consciente. Fazer algo diferente. Fazer a mesma coisa repetidamente. Fluxo. Sentir-se bem. Diversão. Zamora, de nove anos de idade, que treina comigo há 4 anos, diz que prática é “repetir algo outra vez e mais uma vez, […] Ler mais – ‘A prática revelada’.
Os quatro elementos essenciais da habilidade marcial no (Tai Chi Chuan)
Durante um seminário na Polônia em 2010, Chen Xiaoxing disse a um dos participantes que não subestimasse a importância do treinamento físico externo. Muitos praticantes modernos de Taijiquan (tai chi chuan) pensam somente em termos de energia, qi, quietude, etc. Embora sejam vitais, estas são apenas partes da equação. Num artigo recente entitulado ‘Taiji: Métodos […] Ler mais – ‘Os quatro elementos essenciais da habilidade marcial no (Tai Chi Chuan).
Espelhos e águias
Uma relação de corpo e alma com a vida é cultivada através de uma série de práticas com um escopo maior que apenas a mera aquisição de habilidades ou técnicas (Bill Plotkin, in Soulcraft) Como meus alunos bem sabem, eu e eles evitamos os espelhos durante a prática de Taijiquan (tai chi chuan) e qigong […] Ler mais – ‘Espelhos e águias’.
Jan Silberstorff
Jan Silberstorff nasceu em 1967 em Hamburgo, e começou a praticar artes marciais com 15 anos de idade, começando por um sistema externo de kungfu. Após alguns anos de prática, tomou conhecimento da existência de estilos internos, e interessou-se por Taijiquan (tai chi chuan). Com 22 anos decidiu viajar para a China para dedicar-se a […] Ler mais – ‘Jan Silberstorff’.
Huashan
Após visitarmos o mosteiro de Shaolin, seguimos para Luoyang onde tomamos o trem para Huashan. O moderno trem-bala levou-nos até a cidadezinha ao pé das montanhas em pouco mais de duas horas. A cidade existe praticamente só por causa do Templo de Yu Quan, e da famosa cadeia de monstanhas onde sábios Taoístas se refugiavam […] Ler mais – ‘Huashan’.
Treinamento de força no Taijiquan (Tai Chi Chuan)
No Ocidente, as pessoas frequentemente imaginam o Taijiquan (tai chi chuan) como uma opção fácil. Quem pode culpá-las, quando a maioria do que lhes é mostrado como Taijiquan (tai chi chuan) é uma versão tão diluída do sistema original dos campos de batalha? O vilarejo da família Chen, na província de Henan, na China, é […] Ler mais – ‘Treinamento de força no Taijiquan (Tai Chi Chuan).
Acalme-se, mantenha uma boa postura
Afaste os pés, abertura dos ombros. Relaxe sua espinha. Acalme-se. Mantenha boa postura. Este é o mantra de abertura de qualquer seminário do Grão-Mestre Chen Xiaowang. Nós o ouvimos em Seattle, em San Diego, em Praga, em São Petersburgo, ou aqui mesmo em Chenjiagou. É reconfortante ouvir a mesma instrução, ao redor de todo o […] Ler mais – ‘Acalme-se, mantenha uma boa postura’.
Taijiquan (Tai Chi Chuan): perdido num mundo digital
Hoje, as pessoas reconfortam-se dizendo que o ritmo apressado da vida moderna torna impossível praticar como os mestres treinaram quando eles eram jovens, na China. É claro que elas gostariam de treinar mais, mas a vida é tão cheia de afazeres. Alguém disse isto a Chen Xiaoxing quando estávamos treinando em Chenjiagou... Ler mais – ‘Taijiquan (Tai Chi Chuan): perdido num mundo digital’.
Tai Chi Chuan é Simples e profundo, e não complexo e superficial
Aqueles que conhecem algo extremamente bem são capazes de explicar os conceitos mais abstratos em termos que leigos completos conseguem compreender. Isto não é um dom, é uma habilidade que provém do conhecimento. Existem inúmeros exemplos, antigos e modernos, de místicos e de cientistas que demonstram esta habilidade. Alguns dos mais brilhantes, como Richard Feynman […] Ler mais – ‘Tai Chi Chuan é Simples e profundo, e não complexo e superficial’.
Longmen e Shaolin
No dia seguinte ao término do seminário com o Grão-Mestre Chen Xiaowang, deixamos o vilarejo da família Chen, em direção à Luoyang, para visitar as grutas de Longmen, logo ao sul da antiga capital da China. As grutas são escavadas na pedra-sabão das encostas das montanhas Longmen e Xiang, às margens do rio Yi. Dentro […] Ler mais – ‘Longmen e Shaolin’.
Chenjiagou
Após visitarmos Pequim, seguimos de trem para Luoyang, e então de ônibus para Chenjiagou. O nome do vilarejo quer dizer literalmente “canal da família Chen”, e refere-se a um pequeno córrego que fazia com que as terras fossem férteis na época em que Chen Bu instalou-se na região para repovoá-la após uma guerra civil. O […] Ler mais – ‘Chenjiagou’.
Pequim
De volta à China, depois de 8 anos. Desta vez, como co-organizador de uma viagem que trouxe 39 brasileiros para conhecer o berço das artes marciais. A viagem foi promovida pela WCTA-Br em parceria com o IFTB, com foco no treinamento em Chenjiagou sob instrução do Grão-Mestre Chen Xiaowang, e em Huashan com Jan Silberstorff. […] Ler mais – ‘Pequim’.
Habilidade e Aparência
“Você pode copiar a aparência, mas não pode copiar a habilidade.” Certa vez, Chen Yingjun disse-me isto quando eu copiei bastante bem um movimento da laojia. O que isto quer dizer é que não é difícil copiar a forma externa dos movimentos do Taijiquan (tai chi chuan), mas é impossível copiar o gongfu. A habilidade […] Ler mais – ‘Habilidade e Aparência’.
Forma de 19 Posturas
A forma de 19 posturas foi criada pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang há aproximadamente 30 anos, quando ele percebeu a necessidade de uma forma curta, que servisse como introdução ao Taijiquan (tai chi chuan) da Família Chen para quem estivesse iniciando o aprendizado. Esta forma tem a vantagem de poder ter sua coreografia ensinada a um […] Ler mais – ‘Forma de 19 Posturas’.
Aprender Taijiquan (Tai Chi Chuan) pela Internet
É impossível aprender taijiquan (tai chi chuan) pela internet. Eu recebo perguntas sobre isto diariamente por email. A resposta é: não, não é possível. Não, não existe nenhum segredo que eu possa ensinar pela internet, ou por livros, ou por vídeos, que permita que alguém aprenda sem um professor presente. É absolutamente necessário que um […] Ler mais – ‘Aprender Taijiquan (Tai Chi Chuan) pela Internet’.
Artes Marciais, Déficit de Atenção e Hiperatividade Infantil
A prática de artes marciais está começando a ser considerada como uma alternativa ao tratamento farmacológico da Síndrome de Déficit de Atenção e Hiperatividade, nos EUA. Artes marciais podem ter efeitos duradouros, sem os riscos envolvidos no uso de medicamentos químicos, julgam alguns especialistas. O princípio envolvido é o de Conexão Cinética, um processo que […] Ler mais – ‘Artes Marciais, Déficit de Atenção e Hiperatividade Infantil’.
Meditação e o seu Cérebro
No treinamento de taijiquan (tai chi chuan), como ensinado pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang, praticamos diariamente, antes de iniciar a prática com movimentos, o zhanzhuang (zhan zhuang). Este exercío também é chamado de Meditação em Pé, pois embora no início do aprendizado pareça um exercício muito físico, ele deverá levar o praticante a um estado de […] Ler mais – ‘Meditação e o seu Cérebro’.
Não há atalhos para a prática
Não existem atalhos no aprendizado. Uma crença curiosa se difundiu no Ocidente, a de que a descoberta de uma força mágica pode fazer com que quem treina taijiquan (tai chi chuan) possa de repente dominar esta arte. Essa crença deve ter tido origem em alguma alegoria ou história fantasiosa da China antiga. Do mesmo modo […] Ler mais – ‘Não há atalhos para a prática’.
Ensinando Taijiquan para Yogues
Faz um mês que comecei a ensinar Taijiquan (tai chi chuan) em um espaço voltado principalmente para o Yoga. Assim, todos os meus alunos lá praticam Yoga há algum tempo. Não tinha idéia do que esperar, pois nunca assisti a uma aula de Yoga, e apesar de nutrir uma admiração profunda, apenas ouvi, nunca experimentei. […] Ler mais – ‘Ensinando Taijiquan para Yogues’.
Didática, Método e Princípios
É essencial para o sucesso da prática do taijiquan (tai chi chuan) que o aluno consiga diferenciar o resultado que ele quer atingir dos meios utilizados para isto. A confusão de resultado e método faz com que o aluno não siga o método prescrito e tente obter o resultado diretamente – o que é impossível. […] Ler mais – ‘Didática, Método e Princípios’.
O que aprender num seminário de Tai Chi Chuan?
Quando o modelo de ensino por seminários é adotado, surgem dúvidas justas tanto para iniciantes quanto para alunos avançados: os primeiros perguntam-se porque assistir a um seminário onde será ensinada uma forma longa que talvez não consigam decorar, os últimos perguntam-se porque assistir a um seminário onde será ensinada uma forma que já conhecem. A […] Ler mais – ‘O que aprender num seminário de Tai Chi Chuan?’.
Como progredir no Tai Chi Chuan
“Primeiro, certifique-se do que é correto. Segundo, identifique seus desvios. Terceiro, corrija-os.” Ensinado pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang no seu seminário de 2009 em Bariloche. Ele próprio explica: “Isto é muito importante. Há muitas pessoas que apenas copiam a forma, e não corrigem seus desvios. Quando elas ensinam, seus alunos só fazem ampliar os defeitos.” Ler mais – ‘Como progredir no Tai Chi Chuan.
Guia de leitura
Este é um guia de leitura para o taijiquan.pro. O site contém muitos artigos que foram sendo escritos conforme a inspiração foi surgindo, sem que uma ordem didática fosse seguida – mas seguindo este guia você poderá ler numa sequência lógica que facilitará sua compreensão. Explicações básicas A origem histórica do taijiquan A vantagem mecânica […] Ler mais – ‘Guia de leitura’.
O segredo do Taijiquan (Tai Chi Chuan)
Existe um mito no meio marcial a respeito de segredos que seriam passados oralmente de mestre para discípulo. Os supostos segredos é que tornariam um sistema marcial eficaz, e envolveriam técnicas especiais de circulação de energia e de respiração. Ler mais – ‘O segredo do Taijiquan (Tai Chi Chuan).
Taijiquan da Família Chen
O Grão-Mestre Chen Xiaowang acaba de lançar seu último livro, um compêndio ricamente ilustrado que mostrando o taijiquan (tai chi chuan) da família Chen. O livro tem 334 páginas e é impresso em papel de alta qualidade, pesando mais de 2 quilos. Nós temos apenas 13 exemplares disponíveis. O valor é de €99 (euros) mais […] Ler mais – ‘Taijiquan da Família Chen’.
DVDs Didáticos de Tai Chi Chuan
O Grão-Mestre Chen Xiaowang produziu uma série de vídeos didáticos especialmente concebidos para servirem de apoio ao aprendizado do taijiquan (tai chi chuan). Sendo o Grão Mestre o patriarca da 19ª geração da família Chen, a família que originalmente criou o taijiquan (tai chi chuan), estes vídeos são a melhor fonte possível de informações a […] Ler mais – ‘DVDs Didáticos de Tai Chi Chuan.
Pengjin
Quando o qi pode retornar de todo o corpo para o dantian, então o qi pode fluir do dantian para todo o corpo. Isto é pengjin. Ler mais – ‘Pengjin’.
Saúde e Taijiquan (Tai Chi Chuan)
Há muitos praticantes de taijiquan (tai chi chuan) que afirmam praticar esta arte para melhorar a sua saúde. Mas o que se sabe, ou o que se está pesquisando acerca dos benefícios para a saúde oferecidos pelo taijiquan (tai chi chuan)? As pesquisas acadêmicas ainda são incipientes ou raras no Brasil, mas em países desenvolvidos […] Ler mais – ‘Saúde e Taijiquan (Tai Chi Chuan).
Dor
Onde há dor, há bloqueio. Onde não há dor, não há bloqueio. Ler mais – ‘Dor’.
A vantagem mecânica do Taijiquan (Tai Chi Chuan)
O taijiquan (tai chi chuan), se praticado com alguma regularidade, oferece benefícios já investigados experimentalmente como: melhora significativa do equilíbrio, redução da pressão sanguínea em repouso, aumento das células T do sistema imunológico, redução da ansiedade, redução do risco de queda na população idosa, aumento da eficiência respiratória, queda dos índices de hormônios ligados ao […] Ler mais – ‘A vantagem mecânica do Taijiquan (Tai Chi Chuan).
Chen Xiaowang
O Grão-Mestre Chen Xiaowang nasceu em Chenjiagou em 1945, e começou a praticar a arte da sua família aos 8 anos de idade com seus tios Chen Zhaopei e Chen Zhaokui. Ler mais – ‘Chen Xiaowang’.
WordPress
Traduções antigas do WordPress Nós começamos a traduzir o WordPress na versão 0.72 e fizemos a nossa última contribuição na versão 2.1.3. Alguns voluntários contribuíram para as versões antigas: Agner do Agner, Luiz Paulo e Neto Cury. Atualmente a tradução é tocada pela Cátia. Como usar o arquivo compilado do painel de administração Veja as […] Ler mais – ‘WordPress’.
Não procure as sensações
Nao procure a sensação do qi quando estiver praticando, isto é um erro. Procure o modo correto de praticar, e o qi aumentará naturalmente. Quanto mais procurar o qi, menos o sentirá. Ler mais – ‘Não procure as sensações’.
Os cinco níveis de habilidade no Taijiquan (Tai Chi Chuan) (parte V)
O quinto nível de gongfu (kung fu) é o estágio em que se muda de comandar círculos pequenos para comandar círculos invisíveis, de dominar magistralmente a forma para executar a forma de modo invisível. Ler mais – ‘Os cinco níveis de habilidade no Taijiquan (Tai Chi Chuan) (parte V)’.
III Seminário com Jan Silberstorff – BA, 2006
Transcrição do III seminário com o mestre Jan Silberstorff na Bahia, em 2006, contendo os principais ensinamentos teóricos ministrados. O seminário foi organizado por Liana Netto, no ano de fundação da WCTA-Br. Ler mais – ‘III Seminário com Jan Silberstorff – BA, 2006’.
Chen Yingjun
Chen Yingjun nasceu em Chenjiagou no ano de 1976, e começou a aprender taijiquan com seu pai desde os 8 anos de idade. Atualmente ensina em Sydney onde reside com sua esposa e filho, e continua a estudar diligentemente para aprofundar seu conhecimento da arte da sua família. Ler mais – ‘Chen Yingjun’.
Cânone Ilustrado do Taijiquan da Família Chen
O Chen Shi Taijiquan Tushuo levou 12 anos para ser escrito por Chen Xin, patriarca da 16ª geração da família Chen. Após 10 anos de ter completado o manuscrito, o deu a seu sobrinho com as palavras: “Este é o resultado do meu coração e do meu sangue. Transmita-o à quem o merecer, senão queime-o. […] Ler mais – ‘Cânone Ilustrado do Taijiquan da Família Chen’.
Melhor horário
O melhor horário do dia para a prática do taijiquan é das 11 horas da noite até a uma hora da manhã. Ler mais – ‘Melhor horário’.
Naturalidade
O primeiro princípio do taijiquan é a naturalidade. Ler mais – ‘Naturalidade’.
Plágio
O plágio na internet é um problema tão nefasto quanto o spam. No entanto, o combate é mais difícil devido à menor conscientização a respeito, e à maior facilidade de perpetrar o mal, que requer do farsante apenas a habilidade básica de copiar-e-colar. Plágio é pirataria. Sugerimos como fonte de informações a respeito de plágio […] Ler mais – ‘Plágio’.
Braços leves
Quando os braços estão muito leves, é como se não houvesse braços: então pode-se girar. Ler mais – ‘Braços leves’.
Os cinco níveis de habilidade no Taijiquan (Tai Chi Chuan) (parte IV)
Progredir do estágio com círculos médios para aquele com círculos pequenos é exigido pelo quarto nível de gongfu. Ler mais – ‘Os cinco níveis de habilidade no Taijiquan (Tai Chi Chuan) (parte IV)’.
Cansaço
Durante o treinamento você vai se sentir muito cansado. Quando isto acontecer, lembre-se de que o cansaço é apenas uma sensação. Ler mais – ‘Cansaço’.
Glossário
Pequeno glossário para praticantes de Taijiquan, com os termos transliterados em Wade-Giles e Pinyin. Caracteres em escrita chinesa tradicional e moderna, com links para o Wikitionary. Ler mais – ‘Glossário’.
Chansijin – a força em espiral
Chansijin significa literalmente desenrolar o fio de seda. Chansijin é na verdade o princípio de movimento que deve estar constantemente presente durante a execução de qualquer movimento do taijiquan. Ler mais – ‘Chansijin – a força em espiral’.
Qigong (chi kung)
Gong significa trabalho, e qi significa sopro vital. Assim, qigong significa literalmente trabalho sobre o sopro vital. Ler mais – ‘Qigong (chi kung)’.
II Seminário com Jan Silberstorff – BA, 2005
Em Março de 2005 a professora Liana Netto promoveu o segundo seminário de taijiquan com Jan Silberstorff em Salvador, na Bahia. Ler mais – ‘II Seminário com Jan Silberstorff – BA, 2005’.
Ignorância, lendas e Taijiquan (Tai Chi Chuan)
Na verdade, a lenda de Zhang Sanfeng pode ser vista como tendo três fases. A lenda de Zhang Sanfeng apareceu durante o período Ming, baseada na associação próxima entre os governantes Ming e sacerdotes Taoístas, cujas profecias haviam apoiado o fundador da dinastia. Ler mais – ‘Ignorância, lendas e Taijiquan (Tai Chi Chuan).
Os cinco níveis de habilidade no Taijiquan (Tai Chi Chuan) (parte III)
Os degraus na prática do taijiquan Chen envolvem progredir do domínio do círculo grande para o domínio do círculo médio, e do círculo médio para o círculo pequeno. A palavra círculo aqui não significa o caminho resultando dos movimentos dos membros, mas sim o fluxo harmonioso do qi. Ler mais – ‘Os cinco níveis de habilidade no Taijiquan (Tai Chi Chuan) (parte III)’.
Os cinco níveis de habilidade no Taijiquan (Tai Chi Chuan) (parte II)
O segundo nível de gongfu consiste em reduzir defeitos. O objetivo disto é garantir que a energia interna mover-se-á sistematicamente no corpo de acordo com as exigências de cada movimento. Isto deve resultar numa boa coordenação do qi interno com os movimentos externos. Ler mais – ‘Os cinco níveis de habilidade no Taijiquan (Tai Chi Chuan) (parte II)’.
Zhanzhuang: a postura da estaca
O treinamento mais básico disponível no taijiquan é o exercício de ficar parado na postura. Esta postura pode ser qualquer uma das posturas praticadas na laojia, ou pode ser a postura mais simples de todas, a postura da estaca. Ler mais – ‘Zhanzhuang: a postura da estaca’.
Os cinco níveis de habilidade no Taijiquan (Tai Chi Chuan) (parte I)
Aprender taijiquan é em princípio similar a educar-se; progredindo da educação primária à universidade, quando se adquire cada vez mais conhecimento. Para aprender taijiquan é necessário começar do elementar e progredir gradualmente para o estágio adiantado de uma maneira sistemática. Ler mais – ‘Os cinco níveis de habilidade no Taijiquan (Tai Chi Chuan) (parte I)’.
O princípio de movimento do Taijiquan (Tai Chi Chuan)
Apenas gerar força interna não é suficiente, é necessário mover o corpo usando esta força e de forma a manter a postura que é a sua origem. Assim, o taijiquan tem um princípio de movimento que deve ser respeitado durante a prática. Ler mais – ‘O princípio de movimento do Taijiquan (Tai Chi Chuan).
A origem histórica do taijiquan
A arte marcial que tem hoje o nome de taijiquan foi sistematizada por Chen Wangting, um comandante da milícia local do distrito de Wen, na região central da China, no séc. XVII. Ler mais – ‘A origem histórica do taijiquan’.
O princípio de força do Taijiquan (Tai Chi Chuan)
O que é singular no taijiquan é a sua mecânica de geração de força, que é conhecida como força interna. Força interna significa usar a musculatura profunda de forma coordenada para manter a postura e executar os movimentos. Ler mais – ‘O princípio de força do Taijiquan (Tai Chi Chuan).
O conceito de qi (energia) no Taijiquan (Tai Chi Chuan)
Especulações sobre a natureza da energia tendem a alimentar a misitificação da arte do taijiquan, que é tão contraproducente para o seu aprendizado concreto. Demonstraremos que a mistificação é desnecessária, e vamos propor uma abordagem prática do conceito de qi. Ler mais – ‘O conceito de qi (energia) no Taijiquan (Tai Chi Chuan).
Mitos, erros e enganos em Taijiquan (Tai Chi Chuan)
Existe uma categoria de erros que apareceu modernamente, devido às circunstâncias cercando a popularização do taijiquan, e que é aumentada pela má compreensão da cultura chinesa, pelas dificuldades de tradução, e pelo pouco preparo de muitos instrutores. Ler mais – ‘Mitos, erros e enganos em Taijiquan (Tai Chi Chuan).
Um sistema completo
O taijiquan, como arte marcial, é um sitema completo de treinamento. Isto significa que possui um conteúdo auto-suficiente, que inclui um método para gerar força mecânica, treinamentos específicos para aplicação, uma didática sistematizada, uma filosofia e uma teoria próprias. Ler mais – ‘Um sistema completo’.
Perguntas frequentes sobre Taijiquan (Tai Chi Chuan)
Taijiquan é uma arte marcial chinesa. Chen Wangting, da 9ª geração da família Chen em Wenxian, após aposentar-se em 1644, dedicou-se à aperfeiçoar sua destreza marcial e criou o taijiquan, que vem sendo transmitido através das gerações da sua família. Ler mais – ‘Perguntas frequentes sobre Taijiquan (Tai Chi Chuan).
T’ai chi ch’uan ou Tàijíquán ?
Um dos sistemas mais bem sucedidos do século XIX foi o Wade-Giles, e é este sistema que grafa tai chi chuan. Em 1979 o governo da República Popular da China adotou como sistema oficial de transliteração o Hanyu Pinyin. No Pinyin escreve-se tàijíquán. Ler mais – ‘T’ai chi ch’uan ou Tàijíquán ?’.
Exoneração de responsabilidade
As informações técnicas contidas neste sítio a respeito de práticas corporais não têm a intenção de substituir a orientação adequada de um professor qualificado, e são aqui publicadas apenas para referência. Ler mais – ‘Exoneração de responsabilidade’.
Política de privacidade
Política de privacidade do taijiquan.pro. Seu email jamais será divulgado sob quaisquer pretextos. Ler mais – ‘Política de privacidade’.
Direitos autorais
Todos os direitos sobre o sítio taijiquan.pro.br são reservados. Nenhuma parte deste sítio pode ser reproduzida em qualquer meio sem o prévio consentimento por escrito do detentor dos direitos. Ler mais – ‘Direitos autorais’.
Bem vindo!
Taijiquan.pro: informações detalhadas sobre a prática do taijiquan (tai chi chuan) e qigong (chi kung), aulas, movimentos, posturas, aplicações, aprendizado e benefícios. Ler mais – ‘Bem vindo!’.