Princípios do Tai Chi Chuan

Existem somente dois princípios no Taijiquan (Tai Chi Chuan). Um deles diz respeito à estrutura do corpo, e o outro ao seu movimento. Chen Xiaowang formalizou dois instrumentos didáticos, a fim de ensinar de modo explícito estes dois princípios: Zhanzhuang, e Chansigong.
Nas palavras do Grão Mestre, o primeiro princípio é a Naturalidade – não no sentido de cada um fazer o que deseja, mas no sentido explicado nos videos sobre Medicina Chinesa e sobre Filosofia Taoísta. A estrutura do corpo no Taijiquan (Tai Chi Chuan) é descrita pela Medicina Chinesa porque ela descreve a estrutura e a fisiologia do corpo de acordo com a cosmologia do Yin e Yang.
O segundo princípio diz respeito à como mover-se durante a prática do Taijiquan (Tai Chi Chuan). Somente este princípio determina toda a técnica de movimento. Ele diz: “o centro do corpo lidera, e as mãos seguem”.

Chen Xiaowang explicou, no seu primeiro seminário no Brasil em 1998, o seguinte, sobre o movimento do corpo: “Um princípio, três técnicas”. As técnicas a que Chen Xiaowang se refere são: mover o Qi (ou o dantian) no plano coronal, mover o Qi (ou o dantian) no plano sagital, e a mistura destes dois movimentos, que resulta num movimento tridimensional, inclusive no plano transversal. Esta explicação é extremamente importante, e frequentemente negligenciada. pois a maioria dos iniciantes tenta mover-se em torno do eixo vertical, ou seja, tenta fazer um movimento no plano transversal. Não é isto que Chen Xiaowang descreveu, ou seja, não é este o meio de aprender o que ele quer ensinar. O movimento no plano transversal é um resultado da soma dos movimentos nos outros dois planos, e não deve ser forçado. Se alguém tenta mover o corpo no plano transversal, o que acontecerá é que cairá no erro descrito pelo Grão-Mestre na década de 90: não aprenderá a segunda técnica de movimento.