Influência Taoísta no Taijiquan (Tai Chi Chuan)

O tema da influência Taoísta no Taijiquan (Tai Chi Chuan) é motivo de controvérsia e confusão. Para esclarecê-lo, precisamos separar o que chamamos de Taoísmo em duas áreas: a religião Taoísta, e a filosofia Taoísta. Antes de a Ciência firmar-se como um campo do conhecimento, a religião foi uma das formas que o homem encontrou de olhar para o mundo e tentar explicá-lo. Por muito tempo, Religião, Ciência e Filosofia estiveram entrelaçados. No Ocidente, as idéias sobre como o mundo funciona foram ditadas pela Igreja Católica até o Renascimento. Os trabalhos de Descartes ainda estavam repletos de referências à “vontade de Deus”.
Não há interseção entre o Taijiquan (Tai Chi Chuan) e a religião Taoísta. No entanto, é muitíssimo provável que Chen Wangting, o criador do Taijiquan (Tai Chi Chuan), tenha recebido forte influência de idéias Taoístas.

Yin e Yang

Yin-Yang é um conceito antigo na cultura Chinesa, muito mais antigo que o próprio Taoísmo — mas o Taoísmo contribuiu para a sua interpretação. Alguns aspectos de como o Taoísmo vê a interação entre Yin e Yang no corpo humano, e a existência de uma ordem natural no mundo, podem ser encontrados na teoria do Taijiquan (Tai Chi Chuan). Yin-Yang é um conceito presente no Taoímso, na Medicina Chinesa e no Taijiquan (Tai Chi Chuan), o que pode ser devido à influência direta ou à transferência indireta do conceito por meio da cultura onde o Taijiquan (Tai Chi Chuan) nasceu.

Seguindo uma Ordem Natural

Um Taoísta vê o Universo como tendo uma ordem natural intrínseca. No texto fundador do Taoísmo, o Dao De Jing (Taoteking), poema 25, pode-se ler:

人法地,地法天,天法道,道法自然
O Homem segue a Terra
A Terra segue o Céu
O Céu segue o Dao
O Dao segue a si mesmo

O que pode ser interpretado como: o homem vive de acordo com o que cultiva da terra. O que a terra dá, segue os ditames do clima. O clima muda de acordo com a natureza (as estações). A natureza é como ela é, ou seja, há uma ordem natural no mundo.
No Taijiquan (Tai Chi Chuan), a idéia Taoísta de seguir o Dao é refletida em que a Naturalidade é o primeiro princípio.

Dantian

Os Taoístas sempre estiveram muito preocupados com a morte e imortalidade, e passaram muito tempo tentando tornar-se imortais – santos Taoístas são chamados de “Imortais”. Durante boa parte deste tempo, tentaram criar um elixir que os levasse a serem imortais, até que eventualmente a idéia evoluiu para além da imortalidade na carne, e o elixir passou a ser buscado dentro do corpo e não fora dele.
Dantian que dizer literalmente “local onde se cozinha a sopa”. Este é o local no corpo onde os Taoístas criam que o elixir da imortalidade é preparado, como num caldeirão. É também o local central onde a mente e a energia são concentradas durante o Taijiquan (Tai Chi Chuan).

Transformação do corpo

Na busca pela imortalidade os Taoístas primeiro acreditaram que transformariam seus corpos físicos em corpos imortais. Mais tarde, progrediram para a idéia de criar um novo corpo imortal dentro de si mesmos, e alguns textos Taoístas contém alegorias mostrando da gestação de um novo ser no Dantian.
A idéia de transformar o corpo de alguém num novo corpo é essencial para o Taijiquan (Tai Chi Chuan). Um dos conceitos teóricos mais importantes a compreender, quando iniciando o aprendizado do Taijiquan (Tai Chi Chuan), é que você não está tentando aprender técnicas, você está tentando transformar o seu corpo em um novo corpo que se move de um modo completamente diferente de como você se move agora. Esta idéia pode ter vindo do Taoísmo.

Rejuvenescer o corpo

O Taoísmo também é permeado pela idéia de reverter o curso do envelhecimento, e voltar ao estado de naturalidade com que nascemos. Há muitas fases em meditação Taoísta em que se faz referência à “hora do retorno”, reversão do tempo, reversão do fluxo de energia, e reversão da respiração.
Rejuvenescer o corpo e mantê-lo jovem, evitando danos desnecessários às articulações, são idéias incluídas no Taijiquan (Tai Chi Chuan). Acopladas ao conceito de transformar o corpo, elas fazem do Taijiquan (Tai Chi Chuan) uma arte marcial única neste sentido.

Meditação

Meditação é uma das práticas chave do Taoísmo, e também é uma das práticas fundamentais do Taijiquan (Tai Chi Chuan). Meditação em Pé, e também meditar durante o movimento, são desenvolvimentos necessários para ir longe no Taijiquan (Tai Chi Chuan). O meio pelo qual a meditação é atingida, no entanto, é digno de atenção, e a influência do Taoísmo também pode ser vista aqui. O estado de meditação não deve ser obtido forçosamente, ele deve ser adquirido naturalmente.

Conclusão

Embora seja grande a importância da influência Taoísta, é essencial manter em mente que o Taijiquan (Tai Chi Chuan) não foi criado em mosterios Taoístas. Taijiquan (Tai Chi Chuan) é uma arte militar, criada por um comandante militar, Chen Wangting. Não há razão alguma para acreditar, exceto por lendas, que monges Taoístas vivendo em reclusão em mosteiros nas montanhas tenham criado uma arte militar eficiente, e não existem evidências disto. As primeiras menções sobre monges Taoístas praticando Taijiquan (Tai Chi Chuan) só apareceram no início do século XX, e todas as linhagens familiares de Taijiquan (Tai Chi Chuan) podem ser rastreadas por documentos históricos até Chenjiagou, onde o Taijiquan (Tai Chi Chuan) apareceu em torno de 1644 d.C.
Veja este artigo técnico do historiador Stanley Henning a respeito, onde ele detalha a evolução das afirmações (errôneas) sobre a criação do Taijiquan (Tai Chi Chuan).