Simplificações do Taijiquan


É comum ver tentativas de simplificação do Taijiquan (Tai Chi Chuan), vindas de quem quer aumentar vendas. A maioria não atinge o objetivo e torna o Taijiquan (Tai Chi Chuan) superficial. Para simplificar a apresentação de uma arte sem corrompê-la é necessário um Mestre.
Foi exatamente isto que Chen Xiaowang fez. Primeiro ele criou um sistema didático composto de Zhanzhuang, Desenrolar a Seda, e formas. Com o passar dos anos ele reparou na necessidade de formas mais curtas, e as ofereceu ao público. Finalmente, ele refinou as explicações baseado em décadas observando as dificuldades dos alunos. O resultado foi descrever o movimento do corpo segundo “um princípio, três técnicas”, e explicar que o passo mais fundamental no aprendizado é a formação do Centro.
Tornar o Taijiquan (Tai Chi Chuan) compreensível para todos é a obra da vida do patriarca da 19ª geração da família Chen. Não é racional supor que um alguém seja capaz de fazer uma simplificação melhor ou mais eficaz. O que precisamos agora é disposição para estudar.
Lembre-se: a Revolução é Interna.