Wai San He

No Taijiquan (Tai Chi Chuan), o enunciado do Wai San He, ou Três Harmonias Externas, está ligado ao Princípio da Naturalidade. o Neijing diz:

o Yin é tratado pelo Yang, e o Yang é tratado pelo Yin. O alto é tratado pelo baixo, e o baixo é tratado pelo alto.

Esta prescrição diz respeito às Três Harmonias Externas. Um Acupunturista habilidoso não trata o local do adoecimento diretamente – ele faz uso das relações entre os canais e do Wai San He para escolher os ponto de Acupuntura. Um problema no joelho é tratado no cotovelo; um problema no pulso é tratado no tornozelo; um problema no quadril é tratado com agulhas nos ombros. A mensagem importante aqui é que mesmo alguém que jamais tenha ouvido falar em Taijiquan (Tai Chi Chuan) ou em Acupuntura é tratado assim. Isto quer dizer que as relações entre ombros e quadris, cotovelos e joelhos, e mãos e pés, existem naturalmente no seu corpo, mesmo que você nunca tenha treinado Taijiquan (Tai Chi Chuan). Elas existem porque o corpo é construído desta forma, esta é a sua estrutura natural. O que nós fazemos ao praticar Zhanzhuang é tentar alinhar o corpo cada vez melhor, para seguir a ordem natural do Dao expressa no corpo.

Waisanhe quer dizer “ Três Harmonias Externas”, não porque elas sejam por fora do corpo, mas porque os ossos e músculos são considerados na Medicina Chinesa como fazendo parte do “exterior”, e os órgãos e vísceras como fazendo parte do “interior”.
As ligações entre ombros e quadris, cotovelos e joelhos, e mãos e pés, existem por dentro do seu corpo, e estão desenhadas em qualquer mapa de Acupuntura, que você pode comprar em qualquer livraria. Elas existem através dos canais de energia do seu corpo. Os Seis Grandes Canais que eu mencionei no video sobre Medicina Chinesa são as ligações entre ombros e quadris, cotovelos e joelhos, e mãos e pés.

O que isto quer dizer no seu dia-a-dia de prática? Eu perguntei isto a Chen Xiaowang em 1998, durante um intervalo no seu primeiro seminário no Brasil. Tudo que acontece com a sua mão, acontece com o seu pé (do mesmo lado). Tudo que acontece com o seu cotovelo, acontece também com o seu joelho (do mesmo lado). Tudo que acontece com o seu ombro, acontece também com a sua junta coxo-femural (do mesmo lado). Observando por exemplo a mão, no exercício de desenrolar a seda com uma mão. Quando a mão assume uma posição voltada para fora, existe uma torção que se propaga por todo o braço, iniciada e causada pelo movimento do centro. Exatamente a mesma torção, para a mesma direção, deve existir no seu pé (do mesmo lado do corpo).