Em alguns esportes existe uma mentalidade de suportar qualquer sofrimento para obter marcas ou atingir metas. Esta mentalidade pode levar a lesões, pois dores podem ser um indicador de erros posturais.
No Taijiquan (Tai Chi Chuan) dizemos que o treinamento pode ser amargo, devido à ardencia e ao esforço principalmente nas pernas. Mas existe uma diferença enorme entre os músculos grandes, como o quadríceps e o gastrocnêmio, arderem, e dores nos ligamentos ou nas articulações. Nas palavras de Chen Xiaowang: onde há dor, há bloqueio; onde não há bloqueio, não há dor. Da mesma forma que na Acupuntura, a dor é indício de um bloqueio na circulação de energia, que precisa ser solucionado, normalmente através do relaxamento. Dores articulares ou nos ligamentos não devem ser suportadas: é necessário corrigir o desvio postural que as causa.
Isso reflete a filosofia do Taijiquan (Tai Chi Chuan) de cuidar bem do seu corpo e preservá-lo a longo prazo, que é complementar e que equilibra o treinamento intenso.
Lembre-se: a Revolução é Interna
Essa dor no joelho vai passar?
