Forma de 19 Posturas

A forma de 19 posturas foi criada pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang há aproximadamente 30 anos, quando ele percebeu a necessidade de uma forma curta, que servisse como introdução ao Taijiquan (tai chi chuan) da Família Chen para quem estivesse iniciando o aprendizado. Esta forma tem a vantagem de poder ter sua coreografia ensinada a um iniciante em um seminário de dois dias, o que permite que o iniciante mantenha-se praticando até a próxima visita do Grão-Mestre ao seu país. Além disso, depois de alguma prática, ela leva apenas 5 minutos para ser executada, sendo por este motivo muito adaptável à vida moderna.

A demonstração acima deve ser tomada como padrão de execução da forma por aqueles aprendendo o Taijiquan (tai chi chuan) da família Chen conforme ensinado pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang, patriarca da 19ª geração. Os alunos iniciantes devem lembrar que a demonstração acima exibe um dos mais altos níveis de gongfu, e não é possível copiar a habilidade demonstrada.

O vídeo é na verdade um pequeno trecho do DVD didático sobre a forma, que pode ser adquirido através do site do Grão-Mestre. Eu aconselho a aquisição, pois o DVD mostra cada movimento filmado de 4 ângulos diferentes e executados lentamente. O trecho é mostrado aqui apenas para referência coreográfica.