Saúde e taijiquan

Saúde e Taijiquan (Tai Chi Chuan)

Há muitos praticantes de taijiquan (tai chi chuan) que afirmam praticar esta arte para melhorar a sua saúde. Mas o que se sabe, ou o que se está pesquisando acerca dos benefícios para a saúde oferecidos pelo taijiquan (tai chi chuan)?

As pesquisas acadêmicas ainda são incipientes ou raras no Brasil, mas em países desenvolvidos o tema tem merecido atenção por parte das autoridades governamentais que lidam com a saúde pública. Até mesmo alguns planos de saúde já perceberam os efeitos terapêuticos e profiláticos de diversas técnicas corporais orientais, dentre as quais o taijiquan (tai chi chuan), e cobrem os gastos dos seus associados com aulas.

Tomaremos como exemplo, pela abundância e pela facilidade de busca pela internet das pesquisas, os Estados Unidos. A seguir relacionamos pelo órgão do governo daquele país alguns exemplos e fornecemos os links que permitem efetuar buscas mais amplas. Lembramos sempre que resultados estatísticos não são garantia de sucesso individual. Sempre faça uma avaliação médica antes de começar um programa de exercícios físicos, e acima de tudo obtenha a aprovação do seu médico para a prática se você tem qualquer problema de saúde.

O National Institute of Health  dos EUA

O NIH é um órgão do governo Norte-Americano, e faz parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos daquele país. É a agência governamental primária para conduzir e apoiar pesquisas médicas. É composto de 27 centros ou institutos com especialidades diversas, que oferecem financiamento para pesquisas.

National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases

O NIAMS apóia pesquisas sobre artrite, doenças de pele e muculo-esqueléticas e treina cientistas para estas pesquisas.

National Institute on Aging

O NIA lidera nos EUA o esforço científico para compreender a natureza do envelhecimento e estender os anos ativos e saudáveis da vida.

  • Efeito do taijiquan na redução das quedas: este é um exemplo de como a pesquisa pode ser utilizada para economizar recursos vultosos no sistema público de saúde. Em 1996 o custo estimado no sistema público de saúde Norte-Americano com quedas de pessoas na terceira idade era de 12 bilhões de dólares. A pesquisa financiada pelo NIA indicou que um treinamento de 6 meses de taijiquan (tai chi chuan) levou a uma redução de 47,5% nas quedas do grupo estudado. O resultado foi publicado no Journal of American Geriatrics.
  • Recrutamento para pesquisa do NIA sobre insônia citando estudos preliminares que sugerem que uma forma derivada do taijiquan contribui para a melhora da avaliação subjetiva da qualidade do sono.

National Center for Complementary and Alternative Medicine

O NIH conta em sua estrutura com um centro especialmente dedicado às medicinas alternativas e complementares, o NCCAM.

Medline

O Medline é um serviço na internet da National Library of Medicine, a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, e do NIH. O seu conteúdo engloba mais de 700 doenças e condições de saúde, lista de hospitais e médicos daquele país, informações sobre medicamentos, uma biblioteca médica e um dicionário médico, além de informações veiculadas na mídia e links para milhares de experiências clínicas.

  • Verbete sobre palpitações cardíacas na Biblioteca Médica: “Reduzir o estresse e a ansiedade pode ajudar a reduzir a frequência e intensidade das palpitações.(…) Praticar tai chi chuan ou ioga regularmente pode reduzir a frequência das suas palpitações.”

PubMed

O PubMed é um serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA que inclui mais de 16 milhões de citações do Medline e outros jornais ligados às ciências biológicas de artigos biomédicos desde 1950. O PubMed inclui links para os textos dos artigos e outros recursos.

Comentários dos leitores

Um ano após uma manobra brusca, para não cair da moto que pilotava, ainda sentia dores no ombro em dias frios, e como falam maravilhas do Taijiquan (tai chi chuan), iniciei a pratica. No terceiro ano de pratica regular, notei que minha rinite alergica( inclusive a insensos) desaparecera, e que não mais necessitava de medicamentos para dor de cabeça e coriza. Com cinco anos de treino notei que, mesmo tendo sido o inverno mais rigoroso dos últimos 20 anos, o meu ombro não doeu neste inverno. No artigo Dor é citado que esta ocorre pelo bloqueio da qi, assim os canias parcem ter sido desbloqueados. Mas e minha rinite – o que aconteceu com ela?
— José Romélio Aquino

Com o relaxamento e o movimento, e o alinhamento progressivo da postura, os canais vão sendo desbloqueados e a dor tende a desaparecer. É claro que com 5 anos de tempo era de se esperar algum progresso mesmo que você não praticasse Taijiquan (tai chi chuan) e sim alguma forma de reabilitação. Sobre a rinite, na Medicina Tradicional Chinesa há várias origens possíveis, e dentre as causas contribuintes podem estar: deficiência do qi do Pulmão e estagnação do qi do Fígado. Estes nomes não se referem necessariamente aos órgão físicos, mas sim às funções energéticas destes na MTC. O Pulmão é responsável entre outras coisas pela circulação da energia defensiva, inclusive na pele, e a deficiência da sua energia pode fazer com que a penetração do Vento seja fácil, o que pode se manifestar como rinite. O Fígado é responsável pela circulação harmoniosa do qi em todo o corpo, e a estagnação da sua energia pode prejudicar a circulação do qi em geral, inlcusive do qi defensivo. O Taijiquan (tai chi chuan) pode auxiliar em ambos os casos.

Qual sua opinão sobre o método Pilates e o reestabelecimento energético e o alinhamento progressivo da postura?
— Samyra

As fotografias que eu vi de Joseph Pilates, o criador daquele método, indicam que o tipo de alinhamento postural que ele busca é muito, muito diferente do que se pratica no Taijiquan (tai chi chuan). Basta fazer uma busca no Google e você encontrará váris fotos dele. Veja que embora o método Pilates diga que o central de força do corpo é o centro do corpo, o corpo do próprio Joseph Pilates parece ser bastante forte no tórax, e o adbômem embora definido está sugado para dentro. Isto é contrário aos princípios do Taijiquan (tai chi chuan).