Posição do quadril no Taijiquan

Posição do quadril no Taijiquan (Tai Chi Chuan)

A posição do quadril durante a prática do Taijiquan (tai chi chuan) é um dos pontos importantes a serem compreendidos por quem está iniciando seu aprendizado.  Posicionar bem o quadril é algo que demora bastante, mas um bom entendimento do que se está tentando fazer pode poupar muito tempo e esforço.

Décadas de incompreensão

Até aproximadamente 1950, de acordo com a pesquisa de Jan Silberstorff, os livros sobre Taijiquan (tai chi chuan) na China reproduziam as instruções tradicionais sobre o quadril. A partir da década de 60, isto mudou, e por alguma razão os livros começaram a recomendar que se “encaixasse” o quadril, basculando-o para a frente.
Serei direto para não deixar duvidas: isto é um erro.  Não se deve encaixar o quadril ao praticar Taijiquan (tai chi chuan), de forma alguma.
Por quê motivo os livros passaram a recomendar isto recentemente, não sei.  Talvez tenha sido alguma influência da ginástica calistênica ocidental, talvez uma opinião isolada tenha se popularizado, o que importa é que esta instrução absurda está em desacordo completo com as instruções transmitidas pelos mestres da família Chen.

Analisando esta instrução por uma ótica lógica, é fácil concluir que encaixar o quadril:

  • Força a musculatura anterior da articulação coxo-femural, deixando flácida e encurtada a musculatura posterior;
  • Trava a articulação coxo-femural, reduzindo sua liberdade de movimento;
  • Devido ao exposto acima, impede a livre rotação da cabeça do fêmur no acetábulo, fazendo com que o joelho sofra cargas laterais e torcionais;
  • Reduz o uso da musculatura do quadríceps, diminuindo o fortalecimento das pernas;
  • Retifica a curvatura fisiológica da coluna lombar (o que não é saudável);
  • Promove o desgaste da cartilagem articular na junta coxo-femural;
  • Enrijece o corpo, tornando-o um bloco com flexibilidade reduzida;
  • Tensiona a região do baixo abdômen, que deveria estar relaxada.

Todos os efeitos acima são contrários ao desejado no Taijiquan (tai chi chuan).  Do ponto de vista da circulação de energia, a tensão na parte anterior do quadril e do baixo abdômen impede a ligação entre a parte superior e a inferior do corpo.  Justamente a região do dantian, que deveria estar relaxada para permitir a respiração profunda, estará tensa.

Como posicionar corretamente o quadril

Quando o Grão-Mestre Chen Xiaowang diz “relaxar todo o corpo”, é exatamente isto que ele quer dizer.  Todo o corpo deve ser relaxado, sem exceção – especialmente o centro do corpo, que comanda todo o restante.
É mais que sabido que as nádegas não devem estar protuberantes na postura, porém elas não devem ser empurradas para a frente, da mesma forma.  O quadril deve estar relaxado, e solto para mover-se.
Não é possível ensinar isto com precisão por meio de um texto, nem por meio de fotos ou vídeos.  É imprescindível receber correções posturais regularmente de um bom professor.