Coluna reta, ou corpo reto?

Coluna reta, ou corpo reto?

A forma da coluna vertebral durante a prática do Taijiquan (tai chi chuan) é um dos conceitos que mais causa confusão no inicio do aprendizado. A confusão só é aumentada pelo desconhecimento da anatomia da coluna e dos princípios básicos do Taijiquan (tai chi chuan).
Em poucas palavras: a curvatura fisiológica da coluna deve ser respeitada durante a pratica do Taijiquan (tai chi chuan). É errado tentar fazer com que a coluna, ou parte dela, fique reta.

Anatomia da coluna

A coluna vertebral tem quatro curvas fisiológicas: a lordose cervical, a cifose torácica, a lordose lombar, e a cifose sacral. Todo ser humano saudável tem estas curvas, a partir de uma certa idade – pois elas se estabelecem algum tempo após a criança ter aprendido a andar e ter adotado a postura ereta.
As próprias vértebras são classificadas pelas suas características principais, que são função da sua posição na coluna. Por exemplo: as vértebras tem dois “bracos” laterais, chamados processos transversos. Na extremidade destes processos estão as facetas articulares, que se articulam com as mesmas facetas da vértebra acima e da abaixo. Para compreender, basta abrir seus braços para os lados, as suas mãos são o equivalente das facetas articulares. O ângulo das facetas varia conforme a posição da vértebra na coluna (é como se você girasse um pouquinho suas palmas para cima ou para baixo). Só isto já seria suficiente para demonstrar que a coluna desenvolveu-se por milhões de anos até chegar à sua forma atual.
Além disso, as vétebras têm uma protuberância longa que se projeta para trás, chamada processo espinhoso. É isto que você vê quando olha uma pessoa de costas, e observa sua coluna. Os processos espinhosos saem de cada vértebra num ângulo específico, que varia com a posição da vértebra na coluna. Assim, as vértebras empilham-se e encaixame-se perfeitamente, e a coluna tem sua forma e curvaturas naturais.

Desvios posturais

Quando alguém diz, portanto, “meu medico falou que eu tenho lordose”, na verdade esta pessoa quer dizer que tem hiperlordose (em geral lombar), pois todo ser humano tem lordose.
Há dois desvios simples das curvaturas da coluna: o excesso de curvatura (hiperlordose ou hipercifose), e a retificação da curvatura. Basta conversar com um Ortopedista ou com um Fisioterapeuta, qualquer profissional destas áreas lhe dirá que a retificação de uma curvatura da coluna é um desvio, algo que não é saudável e que requer tratamento.

Como é a coluna durante o Taijiquan (tai chi chuan)

Como seria de se esperar, a resposta é simples: o Taijiquan (tai chi chuan) respeita a curvatura natural da coluna. Repare que a instrução para adotar a postura correta é “mantenha o corpo reto”, e não “mantenha a coluna reta”. Manter o corpo reto significa não inclinar-se para a frente ou para trás, seja com todo o corpo ou com parte dele.

Princípios

O princípio organizador fundamental no Taijiquan (tai chi chuan) é a naturalidade. Portanto, a fisiologia e a forma natural da coluna devem ser respeitadas. Para que a coluna esteja nesta condição, o quadril deve ser posicionado corretamente.