Hospitalidade

Hospitalidade

Comida chinesa na China é bem diferente do que os restaurantes no Brasil chamam de comida chinesa. Além disso, a China é um país enorme, e a culinária varia bastante de uma região para outra. Em Henan, a província onde fica Wenxian, o macarrão é o prato mais típico, em detrimento do arroz. Os meus pratos prediletos são jiaozu e baozu. O primeiro é uma pastelzinho em formato de lua, cozido na fervura e recheado, e servido em sopa ou escorrido. O segundo é como um pãozinho cozido no vapor, também recheado. Minha anfitriã é ótima cozinheira, e aqui todos os ingredientes são frescos, vêm direto da horta, ou de algum agricultor vizinho. Nada vem da geladeira.
Os chineses, quando recebem alguém em casa, são extremamente hospitaleiros e gentis. Se você perguntar, por exemplo, “o chá desta região é bom?”, no dia seguinte alguém vai te dar uma caixinha de chá de presente. Se você deixar escapar que gosta de algum prato, na próxima refeição o prato estará na mesa. Na verdade é preciso até algum cuidado para não sobrecarregar quem hospeda você, pois eles fazem o máximo para tornar a sua estada a mais agradável possível.
Os habitantes de Wenxian são muito calorosos. Convidar amigos para jantar é a principal diversão por aqui, e é um modo costumeiro de fazer um visitante sentir-se acolhido. Se você se hospeda na casa de alguém em Wenxian, os amigos do seu anfitrião vão querer levar você para jantar fora. Você é o convidado de honra, e eles sempre colocam os pais (os mais idosos), ou a pessoa mais importante, ao seu lado.