Estabilidade postural em pacientes com Mal de Parkinson

Tai Chi Chuan e Estabilidade postural em pacientes com Mal de Parkinson

O New England Journal of Medicine, um dos jornais médicos mais influentes do mundo, publicou na sua edição de 9 de Fevereiro de 2012 uma pesquisa sobre Taijiquan (tai chi chuan) e estabilidade postural em pacientes com Mal de Parkinson.
Os pesquisadores conduziram um estudo aleatorizado para determinar se um programa de treinamento de Taijiquan (tai chi chuan) poderia aumentar o controle postural em pacientes com Mal de Parkinson idiopático. Os pacientes, em número de 195, foram distribuídos aleatoriamente em grupos que praticariam Taijiquan (tai chi chuan), alongamentos, ou exercícios de resistência. Os programas de exercícios duraram 24 semanas, e as aulas eram de uma hora, duas vezes por semana. A conclusão dos pesquisadores foi de que o grupo que praticou Taijiquan (tai chi chuan) saiu-se consistentemente melhor que os outros dois grupos nos testes aplicados após o treinamento, e que 3 meses depois do final das aulas os resultados ainda persistiam.
Diversas pesquisas sobre Taijiquan (tai chi chuan) com resultados favoráveis já tinham sido publicadas no passado, mas esta é a primeira vez em que um jornal científico desta importância publica uma pesquisa comprovando os efeitos benéficos do Taijiquan (tai chi chuan).