Uma mentalidade consumista se reflete de várias maneiras quando alguém está aprendendo ou ensinando Taijiquan (Tai Chi Chuan). Uma das mais comuns é colecionar formas, chamadas em chinês de taolu.
Colecionar formas não é apenas inútil – é ruim pra você, por dois motivos: primeiro, porque decorar uma coreografia não quer dizer nada – é o que chamamos de forma “vazia”. Uma pessoa talentosa decora uma coreografia num só dia, mas será que ela desenvolveu habilidade, será que ela cultivou Gongfu? Tão ruim quanto colecionar formas é colecionar aplicações, como se isso fosse prova de conhecimento. Se dar uma rasteira ou um soco representasse compreensão dos princípios do Taichichuan, todo lutador de MMA seria Mestre de Taijiquan (Tai Chi Chuan). O segundo motivo porque colecionar formas é ruim é que isso reforça a mentalidade consumista, e só te traz ansiedade.
Ter, adquirir, possuir mais, mais – é dessa mentalidade que você quer se livrar ao praticar Taijiquan (Tai Chi Chuan). Lembre-se: a Revolução é Interna.