O Grão-Mestre Chen Xiaowang nasceu em Chenjiagou em 1945, e começou a praticar a arte da sua família aos 8 anos de idade com seus tios Chen Zhaopei e Chen Zhaokui.
Histórias sobre sua habilidade desde a juventude são abundantes. Chen Xiaowang ganhou a medalha de ouro nacional chinesa para o Taijiquan (Tai Chi Chuan) em 1980, 1982 e 1983, e em 1985 ganhou a medalha de ouro para Taijiquan (Tai Chi Chuan) na primeira competição internacional de artes marciais realizada na China. O Grão-Mestre foi a primeira pessoa a receber o título de Técnico Sênior em Taijiquan (Tai Chi Chuan) do governo chinês, e a única pessoa jamais eleita para o Congresso Popular da China como um representante do Taijiquan (Tai Chi Chuan). Em 1988 o Grão-Mestre recebeu um prêmio especial do governo chinês pela sua contribuição para o desenvolvimento do Taijiquan (Tai Chi Chuan).
Aos 45 anos de idade Chen Xiaowang decidiu mudar-se para a Austrália a fim de ter uma base de onde pudesse mais facilmente viajar a fim de atingir sua meta de divulgar o Taijiquan (Tai Chi Chuan) Chen pelo mundo. O Grão-Mestre é motivado pela convicção de que o Taijiquan (Tai Chi Chuan) pode ser muito útil para a saúde das pessoas atualmente, e pelo desejo tradicional de honrar os seus ancestrais (guāngzong yàozǔ), do mesmo modo como seu avô Chen Fake fez quando mudou-se para Beijing. Chen Xiaowang é o fundador da WCTA, e atualmente viaja durante todo o ano por 14 países ensinando em seminários.