Perguntas frequentes sobre Taijiquan (Tai Chi Chuan)

Para mais informações sobre Taijiquan (Tai Chi Chuan), por favor veja http://taichichuan.org.br

O que é Taijiquan (Tai Chi Chuan)?

Taijiquan (Tai Chi Chuan) é uma arte marcial chinesa. Segundo os “Anais do distrito de Wen” (Wenxian Zhi), Chen Wangting, da 9ª geração da família Chen naquela região, era comandante da milícia que defendia o distrito, por volta de 1641. Após aposentar-se em 1644, Chen Wangting dedicou-se à aperfeiçoar sua destreza marcial, e criou o Taijiquan (Tai Chi Chuan), que vem sendo transmitido através das gerações da família Chen.

O Taijiquan (Tai Chi Chuan) pode ser usado como defesa pessoal?

Sim, pode. Mas na realidade é pouco frequente alguém atingir o nível de usar eficazmente o Taijiquan (Tai Chi Chuan) para auto-defesa. Isto porque para tornar-se eficaz como defesa pessoal o treinamento requer muitos anos – digamos mais de 10 anos – de treinamento com dedicação exclusiva. O que quer dizer que na prática somente alguém que seja um profissional terá habilidade para usar o Taijiquan (Tai Chi Chuan) como método de auto-defesa.
Se o seu objetivo é auto-defesa a curto prazo, existem estilos marciais mais práticos para isso.

O que há de especial no Taijiquan (Tai Chi Chuan)?

Taijiquan (Tai Chi Chuan) é uma arte marcial “interna”, o que significa que faz uso de um método especial para gerar força. Um sistema marcial completo possui além das técnicas, treinamentos, tática e estratégia, também um método para gerar força e uma filosofia próprias. Diz-se que o Taijiquan (Tai Chi Chuan) é uma arte interna porque para tornar suas técnicas eficazes ele requer o desenvolvimento do que se chama força interna.

O que é força interna?

Força interna é: usar a musculatura interna do corpo, coordenadamente, e torná-la forte. Existe uma grande mistificação em torno do termo, mas na verdade o que ele quer dizer é isto. Se o treinamento for correto, seus músculos e tendões profundos, que não são atingidos com exercícios normais, serão exercitados e fortalecidos, você será adestrado a usá-los naturalmente para realizar os movimentos.

Como é gerada a força interna?

O método para gerar força interna é simples: postura correta do corpo, compreensão correta do método, e treinamento. No entanto para adestrar o corpo a fazer isto naturalmente, primeiro é necessário encontrar um professor que conheça a postura, segundo é preciso treinar segundo o método prescrito e com entendimento deste, e terceiro é necessário treinar várias horas por dia, por muito tempo, para conseguir mudar a forma como o seu corpo se sustenta e se move.

Qual é a postura correta do corpo?

O objetivo de quem pratica Taijiquan (Tai Chi Chuan), basicamente, é manter a postura correta do corpo, durante toda a série de movimentos que compõem a forma. Esta postura se observada por alguém sem conhecimento do assunto parece uma postura totalmente natural – e isto se deve a o Taijiquan (Tai Chi Chuan) respeitar a natureza do corpo humano. No entanto esta postura é milimetricamente precisa, e somente um professor altamente qualificado é capaz de reproduzí-la e ensiná-la. Nesta postura as articulações do corpo encontram-se na posição relativa em que estão o mais livres possível e sofrem um mínimo e esforço, assim todo o corpo pode relaxar e todos os músculos e tendões, inclusive os mais profundos, podem se movimentar harmoniosamente e transmitir o máximo de força.

Qual o pensamento correto durante a prática?

A postura correta para se praticar Taijiquan (Tai Chi Chuan) é única no sentido em que somente nesta postura o relaxamento do corpo leva ao fortalecimento da musculatura interna. Portanto o pensamento correto durante a prática é “relaxar”. Por mais aceitável que seja o aluno desejar fortalecer o corpo, afinal este é o motivo para treinar, o foco mental durante o treino deve ser em relaxar. Isto porque relaxar é a causa, e fortalecer é a consequência – e estas não devem ser confundidas.