O melhor horário do dia para a prática do taijiquan é das 11 horas da noite até a uma hora da manhã.Chen Yingjun
Há geralmente duas concepções errôneas a respeito deste tema. O primeiro erro consiste em crer que o Taijiquan (Tai Chi Chuan) deve ser praticado de manhã cedo e no final da tarde, por ser comum ver pessoas praticando em praças nestes horários. Ora, este é simplesmente o horário mais conveniente por dois motivos: não coincide com o horário de trabalho da maioria das pessoas e evita o sol sobre as cabeças dos praticantes. Em países de clima frio, pode-se encontrar alunos praticando entre as 10 da manhã e as 4 da tarde, pois no inverno faz muito frio e este é o horário mais quente do dia.
O segundo erro consiste em crer que o Taijiquan (Tai Chi Chuan) deve ser praticado das 5 da manhã às 7 da manhã ou das 5 da tarde às 7 da noite, por serem estes os horários em que o Qi está mais forte no intestino grosso e no rim respectivamente. Isto não passa de uma tentativa de justificar o primeiro erro descrito acima baseada em uma má compreensão da teoria da Acupuntura Horária. O fato de o Qi circular com mais intensidade em determinados canais de acordo com a hora do dia não tem influência na prática do Taijiquan (Tai Chi Chuan), e não significa que esteja mais concentrado no abdômem nos horários citados. Em todo caso, também há o horário do canal da bexiga, que teria sido esquecido, se fosse válida a explicação.
O melhor horário do dia para praticar é das 11 horas da noite até a uma hora da manhã porque estas são as horas em que o Yin é mais forte na natureza, e por isto a mente do homem está mais quieta e acalma-se mais facilmente.
Em vários sistemas de meditação este horário é descrito como “a hora do retorno”, e simboliza a obtenção da maior concentração. Ao praticar neste horário tira-se proveito da ordem natural à qual o homem está inevitavelmente unido. O ºunico porém é que este também é o melhor horário para estar dormindo.