O quarto nível de Gongfu
Progredir do estágio com círculos médios para aquele com círculos pequenos é exigido pelo Quarto Nível de Gongfu. Este é um estágio próximo do sucesso e portanto de alto nível de Gongfu. Deve-se ter dominado o método eficaz de treinamento, ser capaz de compreender os pontos importantes de cada movimento e a habilidade marcial (de combate) implícita em cada um destes, e ter um fluxo suave da energia interna (Qi) e a coordenação das ações com a respiração. No entanto, durante a prática, cada passo e cada movimento das mãos deve ser executado tendo um oponente em mente, quer dizer, deve-se supor que se está cercado de inimigos. Em cada postura e cada forma todas as partes do corpo devem mover-se de maneira conectada e contínua de modo que todo o corpo mova-se em uníssono. “Os movimentos da parte superior do corpo e da parte inferior do corpo são relacionados e deve haver um fluxo contínuo de Qi estando o controle no centro do corpo”. Desta maneira quando praticando a forma deve-se fazê-lo “como se houvesse um oponente embora não haja ninguém por perto”, e quando combatendo deve-se ter bravura ao mesmo tempo que ser cauteloso, comportando-se “como se não houvesse ninguém por perto embora haja alguém ali”.
O conteúdo do treinamento (formas e armas) é similar àquele do Terceiro Nível de Gongfu. Com perseverança, normalmente o Quinto Nível pode ser alcançado em mais três anos. Em termos de habilidade marcial o quarto nível difere muito do terceiro nível de Gongfu. O objetivo do terceiro nível é dissolver a força do adversário e livrar-se dos conflitos nas próprias ações. Isto almeja habilitar o praticante a ter o papel ativo enquanto força o oponente a ser passivo. O quarto nível por outro lado habilita o praticante a dissolver tanto quanto a expressar força. Isto deve-se a que no quarto nível o praticante tem Jin interno suficiente, mudanças flexíveis no Yi e no Qi e um sistema consolidado de movimentos corporais. Desta forma, durante o Tuishou, um ataque do oponente não significa uma grande ameaça. Ao contato com o oponente, o praticante pode mudar imediatamente sua própria ação e assim dissolver a força que vem de encontro com facilidade, exibindo as características especiais de acompanhar os movimentos do oponente ainda que modificando suas próprias ações todo o tempo para contrapor-se às ações do oponente, exercendo a força exata, ajustando-se internamente, predizendo as intenções do oponente, subjugando as próprias ações, expressando a força com precisão e acertando o alvo acuradamente. Assim uma pessoa que atinge este nível de Gongfu pode ser descrita como “40% Yin, 60% Yang, similar a um bom praticante”.
Prossiga a leitura sobre o Quinto Nível de Gongfu.
Este texto foi dividido em cinco partes para publicação, cada uma delas trata de um dos cinco níveis mencionados. O texto é de autoria do Grão-Mestre Chen Xiaowang, e foi traduzido para o português e reproduzido aqui sob sua autorização expressa.