Quando os braços estão muito leves, é como se não houvesse braços: então pode-se girar.Chen Yingjun
As instruções mais fundamentais no Taijiquan (Tai Chi Chuan) são dadas no início do Zhanzhuang, e são: manter o corpo reto, e relaxar todo o corpo.
Uma compreensão incorreta do significado da segunda instrução pode levar o praticante a mover os braços pesadamente. Além disso o desejo do aluno de fortalecer o corpo pode induzí-lo a tentar fazer os movimentos com força bruta ou a exercê-la durante o Fajin na forma. Ambos são erros graves que impedem que o corpo gire livremente.
São percepções comumente difundidas: que deve haver peso na realização dos movimentos, que o relaxamento leva à sensação de peso, e que durante o Tuishou os braços relaxados pesam sobre o adversário. Todas estas percepções estão erradas e impedem o movimento correto, pois configuram o defeito do peso duplo.
O praticante deve sentir os braços durante a execução dos movimentos do Taijiquan (Tai Chi Chuan) como se estivessem sem peso. Isto quer dizer que os braços estarão apoiados no tronco, e não suspensos pela musculatura dos ombros: é desta forma que é possível relaxar os braços mantendo a postura correta.
O peso deve sempre estar sobre os pés do praticante, isto é resultado da postura correta do corpo. Não deve haver bloqueios ou desvios que descarreguem peso (na verdade força) sobre quaisquer articulações. O que deve chegar aos braços e às mãos é o Qi, a força interna, e nunca peso.