Sou professor de Taijiquan (Tai Chi Chuan) Chen, e aluno à portas fechadas do Mestre Chen Yingjun, herdeiro da 20ª geração família Chen, de Chenjiagou, na China.
Comecei minha vida profissional aos 18 anos, como Piloto de Linha Aérea, e aproveitando as oportunidades que a profissão oferecia, morei na China e Austrália para aprender com Chen Yingjun. Após 10 anos de treinamento de Taijiquan (Tai Chi Chuan) à portas fechadas, decidi dedicar-me em tempo integral, e comecei a ensinar em 2008. Organizei os seminários do Mestre Chen Yingjun no Brasil por 9 anos, editei uma Revista de Tai Chi Chuan durante este tempo, e dirigi a WCTA-Br simultaneamente. Também tive treinamento extenso em Acupuntura e cliniquei no meu consultório por 8 anos.
Em 2018 mudei-me com minha família para Ottawa, no Canadá.
CURRICULUM
Seminário e aulas particulares com Chen Xiaowang
Rio de Janeiro, Brasil
Comecei a aprender Taijiquan (Tai Chi Chuan) quando o Grão-Mestre Chen Xiaowang esteve ensinando no Brasil pela primeira vez, em 1998. Ao conhecê-lo, fiquei tão impressionado com sua habilidade e força que abandonei todas as práticas que realizava anteriormente para a aprender exclusivamente o estilo Chen de Taijiquan (Tai Chi Chuan). Assisti a todos os seminários do Grão-Mestre no país, e recebi instrução particular em todas as ocasiões.
Treinamento com Chen Xiaowang na Inglaterra
Londres, Inglaterra
No ano 2000, fui à Inglaterra para receber instrução do Grão-Mestre Chen Xiaowang em Londres, reforçando o aprendizado iniciado no Brasil.
Treinamento à portas fechadas com Chen Yingjun, na Austrália
Sydney, Australia
Na segunda vinda do Grão-Mestre ao Brasil, em Outubro de 2000, este generosamente convidou-me para hospedar-me na sua residência em Sydney, na Austrália, e pediu ao seu filho Chen Yingjun que me aceitasse como aluno. Fui à Sydney no início de 2001 e 2002 para treinar por um mês em cada ocasião.
Treinamento à portas fechadas com Chen Yingjun, na China
Wenxian, China
Chen Yingjun então convidou-me para treinar com ele na China. Em Novembro de 2002 viajei para Wenxian, o condado onde fica Chenjiagou (o vilarejo da família Chen). Morei em Wenxian por 3 meses com sua família.
Treinamento à portas fechadas com Chen Yingjun, na Austrália
Sydney, Australia
Segui-o de volta para a Austrália para prosseguir um treinamento intensivo que durou mais 18 meses, ainda em co-residência.
Treinamento com Jan Silberstorff, na Alemanha
Hamburgo, Alemanha
Após meu treinamento na Austrália e autorizado por Chen Yingjun, mudei-me em 2004 para Hamburgo, na Alemanha, por 4 meses, para praticar Taijiquan (Tai Chi Chuan) com Jan Silberstorff, o fundador da WCTAG.
Fundação da WCTA-Br
Salvador
Ao voltar para o Brasil, participei com Liana Netto da fundação do ramo brasileiro da World Chen Xiaowang Taijiquan (Tai Chi Chuan) Association, idealizado pelo Mestre Jan Silberstorff e formalmente autorizado pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang.
Em 2007 recebi minha certificação de Instrutor Sênior pela WCTA-Br, mediante exame com Jan.
Treinamento à portas fechadas Chen Yingjun, na Austrália
Sydney, Austrália
Viajei novamente para Sydney, na Austrália, para hospedar-me na casa do Mestre Chen Yingjun e prosseguir meu aprendizado a ‘portas fechadas’.
Organizador no Brasil para Chen Yingjun
Rio de Janeiro, Brasil
Em 2007, Chen Yingjun visitou-me no Rio de Janeiro para ensinar-me, e a partir de 2008 tornei-me organizador dos seus seminários no país, que aconteceram regularmente por 9 anos.
Secretário-Geral da WCTA-Br
Brasil
A partir de 2009 tornei-me Secretário-Geral da WCTA-Br. Como tal, fui responsável por todo o planejamento do crescimento da Associação, dos seminários internacionais com os mestres da família Chen, pela supervisão do exame de inúmeros instrutores, pela edição e publicação de uma revista anual de Taijiquan (Tai Chi Chuan), até o ano de 2018.
Autorização de Chen Xiaowang para ensinar, e treinamento na Argentina
Bariloche, Argentina
Fui autorizado pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang em pessoa, numa entrevista particular em Bariloche, a lecionar no Brasil e no Rio de Janeiro em seu nome. Nesta mesma viagem recebi treinamento do Grão-Mestre no seu seminário na mesma cidade.
Tronando-me um profissional
Rio, Brazil
Decidi encerrar minha carreira como Piloto de Linha Aérea para dedicar-me integralmente ao estudo e ensino do Taijiquan (Tai Chi Chuan) da família Chen.
China com Chen Xiaowang
Chenjiagou, China
Participei do seminário em Chenjiagou com o Grão-Mestre Chen Xiaowang. Foram seis dias de prática intensiva na Escola de Taijiquan (Tai Chi Chuan) de Chenjiagou, sob orientação do Grão-Mestre. Adicionalmente, co-organizei a viagem, que incluiu o Mosteiro Shaolin, os Buddhas de Logmen, e o Templo Taóista de Huashan, além de Pequim, para um grupo de 30 alunos da WCTA-Br.
5º Duanwei da IWF
Chenjiagou, China
Após o seminário do Grão-Mestre Chen Xiaowang em Chenjiagou, na China, conquistei minha graduação no 5º Duanwei da Chinese Wushu Association, perante uma banca da qual participou pela primeira vez o próprio Chen Xiaowang.
Seminário com Chen Yingjun na Irlanda
Donegal, Irlanda
Viajei para a Irlanda, onde participei do seminário com o Mestre Chen Yingjun, promovido pela minha Irmã-de-Gongfu Gil Keough.
Treinamento à portas fechadas com Chen Yingjun, na China
Wenxian, China
Hospedei-me novamente na casa da mãe de Chen Yingjun na China, para treinamento à portas fechadas, quando tive a oportunidade de praticar junto com a família do meu mestre.
Certificação no 3º Nível da WCTA-Br
Rio de Janeiro, Brazil
Em Janeiro de 2016 tornei-me o primeiro membro da WCTA na América Latina a ser certificado no Nível 3, através de exame com o Mestre Jan Silberstorff.
Representação da Chenjiagou Taijiquan (Tai Chi Chuan) Xuexiao
Rio de Janeiro, Brazil
Recebi, em nome da WCTA-Br, a nomeação desta associação como uma filial oficial da Escola de Taijiquan (Tai Chi Chuan) de Chenjiagou (陈家沟太极拳学校 Chenjiagou Taijiquan (Tai Chi Chuan) Xuexiao). A nomeação foi recebida das mãos do Mestre Chen Ziqiang, Técnico-Chefe da escola.
Treinamento com Chen Yingjun na Alemanha
Magdeburg, Alemanha
Viajei para Magdeburg para praticar com o Mestre Chen Yingjun na Alemanha, em um seminário de seis dias de prática intensiva.
Ministrando Seminário no Chile
Viña del Mar, Chile
Ministrei, a convite de Rafael Mena Lazcano, meu primeiro Seminário Internacional, em Viña del Mar e Valparaíso, no Chile. Ensinei as formas de Lança da Família Chen e Laojia, para um audiência total de trinta alunos, durante quatro dias.
Treinamento com Chen Yingjun na Alemanha
Magdeburg, Alemanha
Viajei novamente à Magdeburg para uma semana de prática intensiva com o Mestre Chen Yingjun.
Autorização de Representação – Chen Yingjun Taijiquan (Tai Chi Chuan) Gongfu Association
Magdeburg, Alemanha
O Mestre Chen Yingjun concedeu-me pessoalmente sua autorização para que eu utilize a logomarca da sua então racém-fundada associação, e o represente no Brasil.
Ministrando Seminário de Lança e Espada
Viña del Mar, Chile
Novamente a convite de Rafael Mena, fui ao Chile ensinar as formas de Lança e de Espada da família Chen, além de revisar a Laojia.
Despedida do Brasil
Rio de Janeiro, Brasil
Mudei-me com minha família para o Canadá, onde comecei a desenvolver a associação do meu Mestre, a Chen Yingjun Taijiquan (Tai Chi Chuan) Gongfu Association. Meus alunos Bruno Diniz Teixeira e Jonatan Ribeiro dos Santos ficaram responsáveis pelas minhas aulas no Rio de Janeiro.
Início das Aulas Online
Canadá – Brasil
Com o início da pandemia de Covid, fomos todos compelidos a nos adaptar – e graças a isto iniciei aulas online para o Brasil, retomando contato com vários alunos antigos e aceitando novos aprendizes. O ensino online surpreendeu muitos professores tradicionalistas, inclusive eu, pelo quanto é possível ensinar e ajudar os alunos à distância.
Publicação do Pequeno Manual de Taijiquan (Tai Chi Chuan)
Rio de Janeiro, Brasil
Publiquei meu primeiro livro sobre Taijiquan (Tai Chi Chuan), realizando um sonho que levou 6 anos para ser concretizado. Graças ao estímulo do Walter Mariano, que diagramou o livro, e com a colaboração de Giankarlo Huback, que fez as caligrafias, e Ian Indiano, ilustrador, pude oferecer esta modesta contribuição à comunidade de Taijiquan (Tai Chi Chuan) no Brasil.
Treinamento à portas fechadas com Chen Yinjgun
Sydney, Australia
Esta foi uma ocasião muito especial. Eu estava há três anos sem treinar pessoalmente com meu Shīfù, e precisava muito revê-lo. Assim que as restrições de viagem devidas à pandemia foram suspensas, pude ir a Sydney para dez dias de treinamento particular em sua casa. Eu não ia à casa dele na Austrália desde 2006, e aproveitar a companhia dele e de sua família fez com que antigas memórias voltassem à vida.
Livro traduzido para o Inglês
Ottawa, Canada
Meu livro sobre os fundamentos da prática de Taijiquan (Tai Chi Chuan), originalmente escrito em Português, foi traduzido para o Inglês e estará em breve disponível na Amazon.
Versão em Inglês publicada
Sydney, Australia
Fui novamente à Sydney para continuar meu aprendizado com o Mestre Chen Yingjun. Uma mudança muito grande no meu corpo foi iniciada em Maio de 2022, e o treinamento deste ano foi essencial para completá-la. Por sorte, a tradução do meu livro para o Inglês foi publicada na Amazon enquanto eu estava em Sydney, e pude entregar o primeiro exemplar em mãos ao meu Shifu.
TESTEMUNHOS
Rafael MazurekEngenheiro de Produção
Eduardo é um excelente professor de Taijiquan (Tai Chi Chuan). Pratiquei com ele durante alguns anos, e posso dizer que o Taijiquan (Tai Chi Chuan) mudou completamente a minha vida. Eu era uma pessoa estressada e ansiosa, que não conseguia manter o foco e resolver problemas na minha vida cotidiana. Tornei-me mais forte, mais saudável e mentalmente mais equilibrado após começar a praticar Taijiquan (Tai Chi Chuan). Recomendo enfaticamente o Eduardo, e sou muito agradecido por ter tido a oportunidade de aprender o Estilo Chen com ele.
Patricia PrzybylskiAdvogada
Eduardo é um professor altamente qualificado, tendo recebido o ensinamento diretamente da família Chen, especialmente do Mestre Chen Yingjun. Pratiquei com ele por três anos e testemunhei sua conduta moral irrepreensível.
Oliver LorscheidMatemático
Eduardo era o professor mais avançado e influente no Brasil até a sua partida para o Canadá. Até então ele era o único professor no Brasil certificado no 3º Exame da WCTA-Br, e organizava a maioria dos seminários dos Mestres Chen Yingjun, Chen Ziqiang e Jan Silberstorff. Tive a sorte de aprender Taijiquan (Tai Chi Chuan) com Edurdo por 5 anos no Rio de Janeiro. Tendo tido exeriência anterior com vários professores em diversos estilos, posso afirmar que Eduardo foi de longe o mais habilidoso e melhor professor com que tive aulas regulares. Ele tem uma sensibilidade extraordinária para o desenvolvimento pessoal, e é muito cuidadoso e paciente ao acompanhar este processo com cada aluno (nosso grupo tinha entre 10 e 15 alunos). Além da sua extrema capacidade como professor, quero enfatizar que Eduardo é uma pessoa muito amistosa, sempre aberta a perguntas e a oferecer orientações individuais de todo tipo. Resumindo: se você quer aprender Taijiquan (Tai Chi Chuan), faça-o com o Eduardo!
Maurício CalvãoFísico – UFRJ
Comecei a praticar Taijiquan (Tai Chi Chuan) Chen sob a supervisão de Eduardo Molon em 2013. Ele é um professor extremamente pedagógico, e muito cuidadoso com os detalhes, tanto físicos quanto conceituais. Espero que ele tenha o merecido sucesso na sua empreitada em Ottawa!
Maria ClaudiaProfessore em Nutrição – UFRJ
Aprender Taijiquan (Tai Chi Chuan) com Eduardo Molon foi a melhor coisa que eu já fiz pela minha saúde, não apenas pelas correções posturais, mas também porque é uma prática de Meditação e controle do stress. Eduardo consegue traduzir o Taijiquan (Tai Chi Chuan) para a cultura Ocidental, fazendo da conduta ética do Dao um meio para a postura do seu corpo nas suas ações cotidianas.
Anders Hentze
Eduardo é um ótimo professor que traz experiência direto dos Mestres da família Chen. Sua orientação e correções fizeram-me experimentar novos aspectos dos processos internos de um modo prazeroso e inspirador. Nós sentimos muita saudade dele no Brasil, então aproveitem sua presença no Canadá!
Rômulo CollopyDesenvolvedor de Software
Fui aluno de Eduardo por 3 anos e foi uma das melhores experiências em Artes Marciais que já tive. Sua didática é simples mas profunda, e ele demonstra uma compreensão verdadeira do que ensina. Seu relacionamento próximo com os Mestres Chen Yingjun e Jan Silberstorff também nos proporcinou insigths preciosos sobre seus ensinamentos.
Também sou estudante de Aikido (1ª Kyu), e o respeito e apoio de Eduardo à minha outra Arte Marcial sempre foi impecável. Tenho certeza que retornarei às suas aulas no futuro.
Flávio PessoaSecretário-Geral da WCTA-Br
Eduardo Molon contribuiu significativamente para a difusão do Taijiquan (Tai Chi Chuan) da Família Chen no Brasil, enquanto ocupou o cargo de Secretário-Geral da WCTA-Br até Fevereiro de 2018.
Durante este tempo, ele foi responsável pelo planejamento estratégico do crescimento da WCTA-Br, organizou e promoveu seminários e retiros de treinamento ministrados pelos Mestres Chen Yingjun, Jan Silberstorff e Chen Ziqiang em várias cidades brasileiras, e editou e publicou a revista da nossa Associação.
Eduardo certamente contribuirá para o crescimento e ensino do Taijiquan (Tai Chi Chuan) da Família Chen em Ottawa, no Canadá.
Fávio OctaviniFisioterapeuta e Professor de Tai Chi Chuan
Eduardo Molon tem praticado com os melhores Mestres de Taijiquan (Tai Chi Chuan) por mais de 20 anos. Foi ele quem me apresentou ao Estilo Chen mais de 10 anos atrás, e tem me guiado na prática e no ensino desde sempre. Seus ensinamentos são simples e profundos. Não há palavras para expressar minha gratidão a ele e ao Taijiquan (Tai Chi Chuan). Muito obrigado!
Marcelo AzevedoAuditor Fiscal
Estudei Qigong com Eduardo Molon de 2014 até sua recente mudança para o Canadá. Foi um período excelente, em que tive a oportunidade de aproveitar seu profundo conhecimento técnico com uma didática muito eficiente, sem falar na sua pessoa extremamente gentil e cuidadosa. Eu já havia tido experiência marcial antes, por ser praticante de Wing Tsun Kung Fu. Procurei o Qigong como uma maneira de aumentar meu equilíbrio e saúde geral, uma vez que sou portador de Parkinson. Não me arrependi de ter estudado Qigong, e quero expressar minha gratidão ao professor Eduardo Molon pelos anos de amizade e aprendizado. Só não continuo meus estudos com ele por eu não residir no Canadá.
Marcelo Coutinho ViannaProfessor
Tive muita sorte em ter Eduardo Molon como meu professor. Ele se dedica muito séria e humildemente à estudar e compreender os princípios do Taijiquan (Tai Chi Chuan) da Família Chen, e tem muita consciência da sua arte. Eduardo está sempre buscando um caminho de aprendizado favorável para os seus alunos, de acordo com as orientações dos Mestres de Taijiquan (Tai Chi Chuan). Obrigado Eduardo!
Paulo RoneiFisioterapeuta e Instrutor de Tai Chi Chuan
Foi a melhor experiência que já tive em Artes Marciais em geral. Professor muito atencioso, detentor de conhecimento extraordinário. Muito dedicado à sua prática pessoal, e ao aprenizado dos seus alunos. E o que é mais importante: dedicado à manter viva a cultura da Família Chen, oferecendo-nos a mais alta qualidade de treinamento. É auspicioso que Eduardo preencha o papel que muitos professores não conseguem, tanto na prática no Taijiquan (Tai Chi Chuan) quanto na teoria, o que faz dele o melhor professor de Taijiquan (Tai Chi Chuan) com quem eu tive o prazer de aprender.
Fabio RolandBiólogo – UFMG
Eduardo Molon é um prefessor dedicado à causa dos seus alunos. Ele acredita que a rotina de treinamento traz harmonia para o corpo, e confiança em viver. Além disso, ele nos leva a creditar profundamente que o Taijiquan (Tai Chi Chuan) reconstrói nosso equilíbrio essencial; “apenas relaxe” – ele sempre nos ensina a acreditar nesse poder mágico do Taijiquan (Tai Chi Chuan).
“É difícil mesmo, leva tempo!” Essa é só uma das frases que o nosso Professor Eduardo nos conforta quando enfrentamos as verdades do nosso corpo. Verdades que a prática do Taijiquan (Tai Chi Chuan) relativiza. Aprendi que os vícios corporais podem, sim, ser abandonados, dando espaço a um corpo vivendo com uma postura equilibrada. O Eduardo, na sua serenidade humana, segurança profissional e dedicação amiga, conduz as aulas dentro de um rigor impecável, herdado da Família Chen. Praticamos o mais genuíno Taijiquan (Tai Chi Chuan) em pleno Rio de Janeiro – isto é um privilégio. A resultante das minhas práticas de Taijiquan (Tai Chi Chuan) com o Eduardo é incrivelmente positiva sobre a minha existência (corpo + mente) – as minhas dores perdem força, a minha auto-estima se eleva, a minha disciplina, que andava escondida, ressurge, a ansiedade diminui e a força física ganha espaço no meu cotidiano. Mais uma (de tantas), sobre os alunos e alunas do Eduardo: lugar de cultivar a amizade!
Gustavo FilgueirasAdvogado
Tive aulas com o Eduardo por 2 anos, ele é um professor incrível de Taijiquan (Tai Chi Chuan) estilo Chen. Ele é próximo da Família Chen, na China, então consegue trazer direto da fonte as melhores práticas e conhecimento milenar para os seus alunos. Eu recomendo fortemente Eduardo como professor de Taijiquan (Tai Chi Chuan)!
Cassius MendesMatemático
Tenho praticado sob a orientação de Eduardo desde 2013. Quando comecei, achei-o um excelente professor. Diferente de todos os professores que havia tido durante minha adolescência, ele nos estimula a tornar-nos melhores, dia após dia, não faz segredos e explica tudo com grande didática e paixão. Fiquei triste com a sua mudança do país, mas muito agradecido porque tive uma grande aoportunidade em aprender com ele.
Paulo MottaEngenheiro de Software
Estudei Taijiquan (Tai Chi Chuan) Estilo Chen com Eduardo por mais de 4 anos, e ele é um grande professor. Muuito didático e dedicado. Ele treina sob a supervisão do Mestre Chen Yingjun, que para mim é a melhor fonte de conhecimento que poderíamos desejar como alunos.
Pedro FayadEngenheiro Industrial
Aula muito boa. Pelo tempo de experiência que tive, diria que o Eduardo é um dos melhores professores disponíveis no Brasil na arte do Tai chi estilo Chen. Além de ter uma aula muito boa, o site ajuda a entender diversos conceitos da pratica do Taijiquan (Tai Chi Chuan), mesmo que nós iniciantes não entendamos completamente, os conceitos existem e ajudam a direcionar os treinamentos como focar na questão da postura e manter a correção relizada pelo professor e pelos mestres. É uma arte que tem efeitos no longo prazo e cada aula traz uma paz de espirito, além de trabalhar o corpo de uma forma que nunca antes tinha imaginado. Recomendo a todos, os efeitos para a saúde do corpo e da mente são muito bons.
Pedro ChavesEngenheiro Industrial
As aulas do Eduardo são excelentes!! Cada aluno tem um período de atenção individual durante a aula. A correção da postura e dos movimentos são personalizados explorando os potenciais (mas sempre respeitando os limites) de cada um. As aulas são complementadas com explicações teóricas na medida certa para auxiliar os alunos na prática. A dedicação do Eduardo no seu treino pessoal motiva os alunos a praticar ainda mais. Seria bom que houvesse mais profissionais como o Eduardo.
Henrique Oliveira
Tive a oportunidade de conhecer o Professor Eduardo Molon recentemente e ele preenche todos os aspectos relacionados a um verdadeiro Mestre. No meu caso aconteceu algo bem interessante. Estava procurando um lugar no Centro do Rio de Janeiro que tivesse Taijiquan (Tai Chi Chuan). Fiz apenas uma procura no Google e o primeiro nome que apareceu era o do Eduardo. Então liguei e ele foi super atencioso e me falou tudo o que eu precisava, mas não dava aula no Centro. Foi muito fácil perceber que a energia, carisma e entusiasmo vindos dele tinham algo de especial, algo muito magnético. Passei então a fazer as aulas em Copacabana e tenho me sentido profundamente energizado. Todos que trabalham com energia sabem que tonificar é algo muito difícil. Acredito que em tudo o que já tive a oportunidade de treinar, o Taijiquan (Tai Chi Chuan) da família Chen é a única prática realmente efetiva. Tenho enorme prazer em dizer que minha escolha foi perfeita.
Leonardo ThuryCientista Político
Fazer Tai Chi com o Eduardo Molon é entrar em contato com algo de altíssimo nível e requinte: praticar o Tai Chi da Família Chen, que é passado de geração para geração e de mestre para discípulo. Soma-se a isso, a pessoa do Eduardo Molon, que faz parte dessa cadeia de mestre-discípulo, encarna o mestre de Tai Chi. É alguém que vive o que ensina, e isso é muito inspirador. Recomendo essa prática a todos.
Sean McKaughan
Excelente aula que enfoca os princípios e movimentos fundamentais desta arte. Professor Eduardo Molon é o guia perfeito tanto para iniciantes como para alunos avançados. É um mestre que trabalha com paciência e dedicação com cada membro da turma. Obrigado, Eduardo!