Aulas de Chi Kung (Qigong) no Rio de Janeiro

Veja aqui os locais e horários das aulas.
Todo exercício projetado para atuar sobre a circulação de energia (qi) no corpo pode ser chamado de Chi Kung (qigong), e existem centenas de tipos diferentes de Chi Kung na China. Sou especializado em zhanzhuang (zhan zhuang) e em chansigong.

Qigong (Chi Kung) para a Saúde

A prática do qigong (chi kung) reestabelece a circulação fluida da energia no corpo, e a harmonia do corpo com as leis naturais do Yin e do Yang. Através do Qigong (Chi Kung) é possível recuperar o equilíbrio e a capacidade de auto-cura do organismo, e promover a saúde tanto dos órgãos quanto das articulações e músculos.

Qigong (Chi Kung) para Artes Marcias

Todo praticante de artes marciais pode beneficiar-se da prática do Qigong (Chi Kung), independente do seu estilo. O Qigong (Chi Kung), por levar o corpo a obedecer as leis naturais do yin e yang, aumenta a estabilidade e o equilíbrio, além de cultivar a serenidade e o estado de alerta.

Qigong (Chi Kung) para Meditação

O estado de quietude é sabidamente um requisito para chegar à realmente meditar, e a imagem do lago agitado, em que não é possível ver o próprio reflexo, é comum nos textos de instrução. Como acalmar o lago?
A mente e o corpo são uma unidade, e uma postura correta com o corpo estável e relaxado favorecem a tranquilidade e a meditação. O zhanzhuang, também conhecido como “meditação em pé”, permite que a energia turva desça e que somente a clareza permaneça.

Qigong (Chi Kung) para Acupuntores

Os mestres Kobayashi, Sher Lew, e Wei Chieh Young eram exímios em empregar qigong (chi kung) ao aplicar Acupuntura. Treinar Qigong (Chi Kung) é essencial para Acupunturistas e Massoterapeutas, por três motivos:

  • O hexagrama 61 do I Ching, Verdade Interior, diz, “Quando um sentimento é expresso com sinceridade e pureza, quando um ato é manifestação clara do que se sente e se pensa, exercem uma influência misteriosa que se propaga à distância”. Para levar o paciente a uma atitude de vida saudavel, é preciso viver de forma saúdável.
  • O direcionamento da própria energia do terapeuta potencializa a manipulação das agulhas, e aumenta a eficácia da aplicação. Aprender a direcionar o qi melhora os resultados da sua prática clínica.
  • O treinamento de interiorização e meditação amplia a sensibilidade, o que leva à maior precisão no diagnóstico do pulso, localização dos pontos, inserção e estimulação indolores das agulhas.