Laojia Yilu

Laojia significa forma antiga, e Yilu significa primeiro caminho. Esta é a primeira de duas formas antigas de mãos livres do Taijiquan (tai chi chuan) da família Chen. No vídeo, o Grão-Mestre Chen Xiaowang demonstra a forma completa. Esta demonstração deve ser tomada como padrão pelos praticantes.
No entanto, é recomendável recordar-se que:

  • O Grão-Mestre tem um nível de gongfu (kung fu) extremamente alto. Não é possível simplesmente copiar o que ele demonstra, para isto, seria necessário ter o mesmo nível que ele.
  • O Grão-Mestre diz no início do video que a postura demonstrada é “média”. No entanto, pode não ser possível para um iniciante praticar nesta altura, corretamente. A altura da postura deve ser adaptada de acordo com a capacidade resistência física e o alongamento de cada um. Tentar praticar numa postura excessivamente baixa é contra-producente para o aprendizado.
  • A velocidade da demonstração é alta, o Grão-Mestre completa a forma em menos de 10 minutos. O praticante mediano completa uma Laojia em aproximadamente 25 minutos, dependendo do tipo de prática que esteja desenvolvendo. É preferível praticar devagar, num ritmo em que seja possível obter chansijin durante a forma. O Grão-Mestre pode fazer isto em qualquer velocidade, mas um aprendiz, não.