SporTV

Esta foi uma entrevista ao SporTV, sobre como o Taijiquan (tai chi chuan) pode contribuir para a preparação de atletas para competições. Ela foi gravada logo após a Olimpíada de 2012, quando um atleta brasileiro, extremamente bem preparado, cometeu um erro grave que o eliminou da competição em que participava. Atletas de nível olímpico têm uma preparação física e psicológica completíssima, e são capazes de suportar uma pressão muito maior do que nós podemos imaginar. Então, como um exercício como o Taijiquan (tai chi chuan) pode ajudá-los, ou a quem quer que precise lidar com exigências psicológicas extremas?
O Taijiquan (tai chi chuan) foi criado por Chen Wangting, um general fiel à dinastia Ming. Quando a dinastia caiu, após uma guerra civil, este general refugiou-se na região da sua aldeia natal, e sistematizou seu conhecimento militar, transmitindo-o às gerações seguintes da família Chen. Seus descendentes ganharam a vida como seguranças de caravanas comerciais, e alguns voltaram ao meio militar, sempre dependendo do seu treinamento para a sobrevivência. O Taijiquan (tai chi chuan), então, incorpora desde a sua criação ao conceito e o método para frotalecer a conexão entre o corpo e a mente. As técnicas meditativas incluídas na prática do Taijiquan (tai chi chuan), estando firmemente apoiadas sobre o trabalho físico, podem ser valiosas na preparação de atletas.

Agradeço aos amigos Mário Gusmão Neto e Roberto Barbosa de Melo, também professores de Taijiquan (tai chi chuan) certificados pela WCTA-Br, que muito amavelmente aparecem na filmagem.