Movimento no Tai Chi Chuan

O que diferencia o Taijiquan (Tai Chi Chuan) como estilo é o princípio de geração de força que lhe é único. Mas apenas gerar força interna não é suficiente, é necessário mover o corpo usando esta força e de forma a manter a postura que é a sua origem. Assim, o Taijiquan (Tai Chi Chuan) tem um princípio de movimento que deve ser respeitado durante a prática.
Da mesma forma que para aprender a gerar força interna, três requisitos são necessários para aprender a mover-se segundo o método do Taijiquan (Tai Chi Chuan): movimento correto do corpo (o princípio propriamente dito), compreensão correta do método de treinamento, e o treinamento em si.

Movimento correto do corpo

O princípio de movimento que governa o Taijiquan (Tai Chi Chuan) é: o centro do corpo se move, e todo o corpo o segue. Este princípio pode ser enunciado de outras formas menos precisas, como “o corpo se move e as mãos seguem”. Quando dizemos centro do corpo, estamos nos referindo a uma região entre o terço superior das coxas e uns 15 cm acima do umbigo, em todo o seu volume. Ou seja: à face ventral, à face dorsal e também aos lados; tanto à camada superficial quanto às camadas mais profundas. No centro do corpo como definido aqui está a maior parte da massa muscular do corpo humano.
Mover o centro do corpo e permitir que todo o resto do corpo o siga requer que a postura correta do corpo seja mantida constantemente. Isto significa que as relações de força entre as partes do corpo que encaramos normalmente como partes, por serem intensas o suficiente, são mantidas durante o movimento e fazem com que o corpo mova-se como uma unidade.
Não existem vários movimentos (dos braços, das pernas etc.) executados simultaneamente, mas sim existe um único movimento executado pelo corpo todo.

Compreensão correta

Diferenciar causa de consequência e cultivar a causa é um conceito central na compreensão do método de treinamento. Não é possível atingir a consequência diretamente, é um erro tentar cultivar a consequência. Direcione a sua dedicação para realizar as causas, e as consequências aparecerão naturalmente. Este aspecto do método de treinamento é um exemplo muito importante de aplicação do conceito de Yin-Yang no Taijiquan (Tai Chi Chuan): não se procura obter algo diretamente, mas sim indiretamente, através daquilo que lhe dá origem.
Mover o centro do corpo e permitir que todo o resto do corpo o siga é a consequência de uma prática longa e persistente. O aluno deve ter o princípio de movimento do Taijiquan (Tai Chi Chuan) em mente, mas durante os primeiros anos de prática não é possível mover o corpo segundo este princípio.
O motivo disto é que o aluno não sabe como aplicar o princípio na prática: mover o corpo segundo o princípio é o que ele almeja aprender. Se ele tentasse simplesmente mover-se segundo o princípio, seria como se numa primeira aula de auto-escola um instrutor dissesse apenas “sente aí e dirija”.
Assim, é necessário e indispensável que o professor mostre como o aluno deve mover-se. Isto é feito de duas formas que se complementam: a primeira é demonstrando o movimento para que o aluno o copie tanto quanto possível. A segunda forma é tão ou mais importante que a primeira: é necessário que o professor mova com as suas mãos o centro do corpo do aluno, com as suas mãos apoiadas nos lados da bacia do aluno. Assim o aluno pode seguir um movimento que não sabe fazer por si só, e a repetição deste procedimento ensinará seu corpo a mover-se de uma nova forma, segundo o princípio.
Ao praticar, no lugar de pensar em mover o centro do corpo e permitir que o resto do corpo siga, o aluno deve então concentrar-se na causa que deve realizar: deve direcionar seus esforços para fazer exatamente o mesmo que o professor fez quando tinha as próprias mãos tocando a bacia do aluno.

É preciso chamar a atenção para um ponto importante, que facilmente ilude iniciantes. Imagine que você está vendo uma pessoa praticando, de cima. Se esta pessoa, sem deslocar-se de onde está, gira o seu corpo no sentido anti-horário com velocidade e ao mesmo tempo desfere um soco com o punho direito, o giro do corpo aumenta em muito a velocidade e a potência do soco.
Mas isto não tem absolutamente nenhuma relação com o princípio de movimento do Taijiquan (Tai Chi Chuan), e é apenas um efeito externo de inércia. Mover o corpo segundo o princípio é muito mais difícil e profundo que isto, e envolve o aprendizado de uma nova forma de movimentar o corpo.

Treinamento

O tempo de treinamento dedicado ao Taijiquan (Tai Chi Chuan) deve ser dividido de forma proporcional. Tradicionalmente diz-se que o treinamento básico não deve passar de metade do tempo de treinamento total, ou seja, se você praticar durante duas horas por dia, divida sua prática da seguinte forma: meia hora praticando Zhanzhuang, meia hora praticando Chansigong, e uma hora praticando a forma.
Se praticando três horas ou mais por dia, dedique uma hora e meia à Zhanzhuang e Chansigong (somados), e pratique a forma durante todo o tempo restante.
Finalmente, o praticante deve ter consciência de que seu corpo está acostumado a mover-se de um determinado modo, e está estruturado sobre este modo. O processo de modificar a forma movimentar o corpo leva anos e requer dedicação incondicional e esforço sem medidas.

Red more about movement in Tai Chi, in English →