Não procure as sensações

Não procure as sensações

Nao procure a sensação do qi quando estiver praticando, isto é um erro. Procure o modo correto de praticar, e o qi aumentará naturalmente. Quanto mais procurar o qi, menos o sentirá.Chen Yingjun

Uma dúvida frequente que aflige quem começa a praticar Taijiquan (tai chi chuan) é sobre como é a sensação de circulação do qi. A sensação do qi é costumeiramente descrita como sendo de um fluxo de calor pelo tronco e pelos membros de acordo com o movimento. Por exemplo, no chansijin mais simples o calor seguiria o percurso: centro do corpo – costas – ombro – cotovelo – mão – braço – quadril – centro do corpo, durante o exercício.
Mas esta descrição pode causar muitos mal-entendidos. Deve-se saber que quando se começa a praticar é bastante comum sentir algo parecido com isto, mas depois de alguns meses de prática a sensação costuma desaparecer. Isto deve-se á sensação inicial ser apenas um melhoria da circulação periférica do sangue, nada mais.

Chen Yingjun explica que não se deve praticar para obter uma sensação, porque este não é o objetivo da prática do Taijiquan (tai chi chuan) (e nem de nenhum tipo de qigong (chi kung)). O objetivo da prática do Taijiquan (tai chi chuan) é o desenvolvimento da força interna, do gongfu (kung fu), e o fortalecimento da saúde, e o aparecimento e desaparecimento de sensações físicas durante o caminho para estes objetivos são consequências passageiras sem grande relevância.

Para exemplificar, usando uma analogia: ao receber uma aplicação de acupuntura um paciente pode ter várias sensações no ponto de aplicação de uma agulha (formigamento, ardência, peso) ou no canal de energia, chamadas em geral de “chegada do qi“. Mas o objetivo de uma consulta não são estas sensações, e sim o restabelecimento da saúde. Se um paciente tiver sensações mas sua saúde continuar do mesmo jeito nada terá sido conseguido pelo acupuntor. Da mesma forma no Taijiquan (tai chi chuan): o praticante pode sentir várias coisas diferentes, mas se não for capaz de produzir resultados concretos, nada terá conseguido.

Também não se deve buscar uma sensação determinada ao treinar, por um motivo muito simples: é esperado que as sensações mudem com a melhoria da habilidade do praticante. Como alguém que pratica há 5 anos poderia ter as mesmas sensações que alguém que pratica há um ano? Se isto acontecesse, significaria que aquele que pratica há mais tempo continua no mesmo nível que o que pratica há menos tempo. Aquele que procura uma sensação ficará preso a ela, e ela se tornará um empecilho ao seu progresso. Na verdade as sensações mudam com frequência durante os primeiros anos de prática.

O que se deve buscar durante a prática é seguir os princípios do Taijiquan (tai chi chuan), manter a postura correta, e adquirir força interna, equilíbrio e estabilidade.