Pengjin

Pengjin

Quando o qi pode retornar de todo o corpo para o dantian, então o qi pode fluir do dantian para todo o corpo. Isto é pengjin.Chen Xiaowang

Esta frase do Grão-Mestre Chen Xiaowang é uma descrição profunda da própria força do Taijiquan (tai chi chuan). Pengjin é muitas vezes traduzido como “força de aparar”, no entanto esta é apenas uma tradução possível e revela apenas um significado restrito do termo. Pengjin, num sentido mais amplo, como o explicado pelo Grão-Mestre, refere-se ao modo como o corpo se estrutura e gera força relaxadamente, e como o qi passa a circular livremente de modo complementar a isto.
É crucial observar que o ensinamento começa falando do retorno do qi para o dantian. O retorno do qi só pode acontecer se o corpo for treinado para relaxar. Somente se o qi puder retornar, então poderá fluir do centro para todo o corpo. Aqui é importante frisar que a circulação do qi é uma função natural do corpo humano, não é preciso dirigí-la ou forçá-la – o mero movimento correto é suficiente. Pelo contrário: o que é necessário fazer é treinar o corpo para mover-se de modo natural e relaxado, eliminando os bloqueios para o retorno do qi, e então este fluirá naturalmente.

Este ensinamento do Grão-Mestre Chen Xiaowang também ilustra o fato de que a grande maioria dos erros do iniciante na arte são de excesso e não de deficiência – em geral o erro está em exercer excesso de força, e este é um dos motivos por quê as instruções fundamentais são no sentido de relaxar. Ao relaxar uma musculatura que está exercendo excesso de força obtém-se dois efeitos: primeiro desbloqueia-se a musculatura em questão, e segundo a musculatura antagonista começa a exercer força relaxada e naturalmente. Estes dois efeitos juntos fazem com que a articulação envolvida volte à posição fisiológica permitindo o fluxo livre do qi.

Ou seja: ao contrário do que o iniciante imagina, não se treina para enviar o qi para a palma. Treina-se para permitir o retorno desimpedido do qi (através do relaxamento). A ida do qi para a palma (ou qualquer outra parte) acontece naturalmente com a postura correta e o movimento correto.