Melhor horário

Melhor horário

O melhor horário do dia para a prática do taijiquan é das 11 horas da noite até a uma hora da manhã.Chen Yingjun, Março de 2003

Há geralmente duas concepções errôneas a respeito deste tema. O primeiro erro consiste em crer que o Taijiquan (tai chi chuan) deve ser praticado de manhã cedo e no final da tarde, por ser comum ver pessoas praticando em praças nestes horários. Ora, este é simplesmente o horário mais conveniente por dois motivos: não coincide com o horário de trabalho da maioria das pessoas e evita o sol sobre as cabeças dos praticantes. Por exemplo em Hamburgo, na Alemanha, pode-se encontrar alunos de Jan Silberstorff praticando entre as 10 da manhã e as 4 da tarde, pois no inverno faz muito frio e este é o horário mais quente do dia.

O segundo erro consiste em crer que o Taijiquan (tai chi chuan) deve ser praticado das 5 da manhã às 7 da manhã ou das 5 da tarde às 7 da noite, por serem estes os horários em que o qi está mais forte no intestino grosso e no rim respectivamente. Isto não passa de uma tentativa de justificar o primeiro erro descrito acima baseada em uma má compreensão da teoria da acupuntura horária. O fato de o qi circular com mais intensidade em determinados canais de acordo com a hora do dia não tem influência na prática do Taijiquan (tai chi chuan), e não significa que esteja mais concentrado no abdômem nos horários citados. Em todo caso, também há o horário do canal da bexiga, que teria sido esquecido, se fosse válida a explicação.

O melhor horário do dia para praticar é das 11 horas da noite até a uma hora da manhã porque estas são as horas em que o yin é mais forte na natureza, e por isto a mente do homem está mais quieta e acalma-se mais facilmente.
Em vários sistemas de meditação este horário é descrito como “a hora do retorno”, e simboliza a obtenção da maior concentração. Ao praticar neste horário tira-se proveito da ordem natural à qual o homem está inevitavelmente unido.