Quando se está mais cansado

Quando se está mais cansado

Quando se está mais cansado, é quando mais se aprende.Chen Yingjun

Chen Yingjun disse-me isto em 2005. Quando se está mais cansado, o corpo tende a regredir para os hábitos antigos de movimento e de geração de força – entre outros motivos, porque estes hábitos antigos usam grupos musculares que ainda são mais resistentes à fadiga, exatamente porque estes grupos foram habituados a esforço prolongado. Quando tentamos adestrar o corpo a usar a musculatura de uma nova forma, como no Taijiquan (tai chi chuan), esta musculatura é ainda menos forte ao ser usada do novo modo.
É somente praticando até que a fadiga se instale que é possível simular um esforço físico igual ao imposto por um adversário muito forte. Ou seja: quando você for empurrado por alguém forte, seu corpo vai se sentir de um jeito parecido como como você se sente no final de um treino extenuante. O corpo então tenderá a reverter para o padrão antigo de movimento e força (o padrão errado e ineficiente que você está tentando melhorar). Somente se você tiver treinado antes sob grande cansaço é que você conseguirá resistir a esta tendência de reversão.
A ressalva é que é preciso estar atento para não exigir do corpo além do que ele é capaz de fazer. Quando estamos exaustos, em qualquer prática física, é bem mais fácil cometer erros e sofrer lesões.