Dor

Dor

Onde há dor, há bloqueio. Onde não há dor, não há bloqueio.Chen Xiaowang

Este ensinamento do Grão-Mestre Chen Xiaowang sobre a prática do Taijiquan (tai chi chuan), que ouvi em 2001, é também um dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa: a dor é causada pelo bloqueio da circulação do qi. Este princípio é tão bem estabelecido que tornou-se praticamente um ditado, em chinês. Por outro lado, onde não há bloqueio, não há dor: um exemplo interessante é o tratamento de hérnia de disco por acupuntura. Em muitos casos a acupuntura é capaz de eliminar a dor e/ou a dormência causadas pela hérnia de disco, chegando a permitir ao médico responsável a suspensão da indicação cirúrgica. Na verdade a acupuntura não “cura” a hérnia, pois a protusão do disco intervetebral não pode ser revertida pela mesma, mas a acupuntura reestabeleceu a circulação do qi causando a diminuição ou desaparecimento dos sintomas. nota 1

Da mesma forma, no Taijiquan (tai chi chuan) a dor é um sintoma do bloqueio da circulação do qi. Sempre que a passagem do qi for impedida, isto causará dor – assim, sempre que sentir dor o praticante deve saber que naquela região do corpo a passagem do qi está impedida.
No entanto, convém sublinhar que a percepção de dor é muitas vezes confundida com o cansaço ou a ardência que o exercício causa na musculatura – não é ao cansaço que o Grão-Mestre se refere, mas sim à dor aguda. É natural que a musculatura se canse muito durante o a prática do Taijiquan (tai chi chuan).
Numa aula particular com o Grão-Mestre é comum a sensação de que a musculatura do corpo todo está exausta, mas não há nenhuma dor. Esta sensação é um tanto surpreendente nas primeiras vezes em que ocorre, pois num exercício comum quando o cansaço chega normalmente a dor o acompanha, uma vez que a postura não é perfeita em termos de circulação do qi – mas não no Taijiquan (tai chi chuan). No Taijiquan (tai chi chuan) de boa qualidade toda a musculatura é exigida proporcionalmente e o corpo é exercitado por inteiro, e ao mesmo tempo não há bloqueios para a circulação do qi.

nota 1 – Isto é apenas um exemplo ilustrativo, e jamais uma sugestão de tratamento. Se você tem uma condição de saúde como esta, consulte seu médico em primeiro lugar.