Braços leves

Braços leves

Quando os braços estão muito leves, é como se não houvesse braços: então pode-se girar.Chen Yingjun, Sydney, 2001

As instruções mais fundamentais no Taijiquan (tai chi chuan) são dadas no início do zhanzhuang (zhan zhuang), e são: manter o corpo reto, e relaxar todo o corpo.

Uma compreensão incorreta do significado da segunda instrução pode levar o praticante a mover os braços pesadamente. Além disso o desejo do aluno de fortalecer o corpo pode induzí-lo a tentar fazer os movimentos com força bruta ou a exercê-la durante o fajin na forma. Ambos são erros graves que impedem que o corpo gire livremente.
São percepções comumente difundidas: que deve haver peso na realização dos movimentos, que o relaxamento leva à sensação de peso, e que durante o tuishou os braços relaxados pesam sobre o adversário. Todas estas percepções estão erradas e impedem o movimento correto, pois configuram o defeito do peso duplo.

O praticante deve sentir os braços durante a execução dos movimentos do Taijiquan (tai chi chuan) como se estivessem sem peso. Isto quer dizer que os braços estarão apoiados no tronco, e não suspensos pela musculatura dos ombros: é desta forma que é possível relaxar os braços mantendo a postura correta.
O peso deve sempre estar sobre os pés do praticante, isto é resultado da postura correta do corpo. Não deve haver bloqueios ou desvios que descarreguem peso (na verdade força) sobre quaisquer articulações. O que deve chegar aos braços e às mãos é o qi, a força interna, e nunca peso.

Comentários

 
Tenho muita dificuldade em perceber o conceito de relaxar, uma vez que na postura da estaca, sinto passados alguns minutos uma forte contração do musculos dos ombros e sinto a articulação dos ombros bloqueada. Tento relaxar mas não sei como.
— Nadine

É importante que você compreenda o seguinte: você não sabe relaxar além de um certo ponto. E é isto que você quer aprender ao praticar Taijiquan (tai chi chuan). Demora, não e não é fácil. Até mesmo entender isto às vezes demora: relaxar é um aprendizado, não é algo que você já sabe. Além disso é preciso que o professor coloque você numa postura em que seja possível relaxar. O professor precisa mover o seu corpo com as mãos dele e colocá-lo numa postura que permita que você aprofunde o relaxamento com o tempo. Não é em qualquer postura que é possível atingir graus mais profundos de relaxamento, e é por isto que dizemos que existe uma postura correta do corpo.